Setor 3

Postado dia 15/03/2016 às 14:02:18

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Congonhinhas – PR

A história do nascimento da Paróquia e da cidade teve inicio aproximadamente por volta do ano de 1924.

Algumas famílias provenientes de Siqueira Campos compraram 500 alqueires da Fazenda “ Santa Bárbara e Congonhas” e fundaram um patrimônio chamado Congonhinhas. Destes, 9 alqueires foram doados a Mitra Diocesana de Jacarezinho para a construção de uma Capela em honra a Nossa Senhora Aparecida. A primeira Santa missa na capelinha do patrimônio, foi rezada no dia 02 de outubro de 1927 pelo Revmo. Pe. Cirilo, vigário coadjutor da Paróquia de Tibagi.

A fundação da Paróquia é datada de12 de abril de 1940. Nessa mesma data o Revmo Frei Demetrio de Dueville, da ordem dos Capuchinhos, toma posse como pároco. E sua passagem permanece profundamente marcada na memória do povo de Deus.

Por um tempo a sede da Paróquia foi transferida para Pirianito (atual Uraí) e só retornou em 05/05/1950, sendo assumida pelo Frei Valério de Pescatina. Treze Freis Capuchinhos trabalharam na comunidade e dirigiram a Paróquia até o dia 31 de dezembro de 1959.

A partir de então, a Paróquia passou a ser confiada aos cuidados dos Sacerdotes Diocesanos.

No dia 16 de novembro de 1963, o Pe. Julio Quaciari tomou posse como o novo pároco da Paróquia. O qual permaneceu durante 33 anos, incentivando a vida espiritual e as obras da Paróquia. Mas por motivo de doença, ele se afastou e então o Pe. Andréas Bernhardt, SVD, tomou posse no dia 14/09/1996 assumindo o pastoreio do povo de Deus. A comunidade sentiu o efeito e o trabalho desse incansável animador. Seu amor à Igreja e sua vigorosa dedicação contagiava a todos.

Em 29/05/1999, o Pe. Bruno Rippel, tomou posse , dando continuidade aos trabalhos. Também foi pároco em Congonhinhas o Pe. Sebastião Rodrigues da Silva, o qual tomou posse no dia 03 de agosto de 2003, desde então tem feito um trabalho de evangelização através das várias pastorais e movimentos existentes na paróquia. Ele deixou a comunidade no final do ano de 2012.

Atualmente o pároco de Congonhinhas é o Pe. Wellerson Roberto Dias.

Endereço:

Praça Nossa Senhora Aparecida, S/N – Centro