Bispos

Postado dia 14/08/2022 às 16:26:48

Dom Marcos José dos Santos Bispo Diocesano

Dom Marcos José dos Santos, é o quinto bispo da Diocese de Cornélio Procópio

Nascido em 2 de março de 1974, em Lupionópolis (PR), sendo o quinto filho de Alvina e José Francisco (in memorian). Entrou para o seminário em 1993 e foi ordenado sacerdote em 12 de fevereiro de 2000.

Dom Marcos José cursou Filosofia no Instituto Filosófico de Apucarana (1993-1995) e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina (1996-1999). Tem mestrado em espiritualidade (2005) pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

A ordenação presbiteral foi no dia 12 de fevereiro de 2000, na Paróquia Cristo Rei, em sua cidade natal, Arquidiocese de Londrina.

Em seus primeiros anos de padre, foi animador vocacional diocesano (2000-2003); vigário paroquial na Paróquia Sagrados Corações, em Londrina (2001); e reitor do Seminário Propedêutico São José, de Londrina (2002-2003 e 2007).

Também atuou como diretor espiritual no Seminário Teológico Paulo VI, em Londrina (2006); coordenador da Ação Evangelizadora (2008-2013); pároco na Paróquia São João Paulo II, em Londrina (2014-2016); e vigário-geral da arquidiocese, de 2015 a 2017.

Nos últimos anos, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Centenário do Sul (2017-2022). Em 2018, foi coordenador do 14⁰ Intereclesial das Cebs, sediado em Londrina. Desde 2006, foi assessor diocesano do Movimento dos Adoradores da Eucaristia (2006-2022). Também foi membro do Conselho dos Presbíteros por dois períodos (2008 a 2013 e de 2015 a 2022); e do Colégio dos Consultores (2015-2022).

Sua ordenação episcopal, aconteceu no dia 13 de agosto de 2022, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Londrina. No dia 20 de agosto, Dom Marcos José dos Santos, inicia o seu ministério pastoral, na Diocese de Cornélio Procópio. Dom Marcos, escolheu como lema: “Eu vos escolhi” (Jo 15,16)

Conforme a tradição, o bispo ao ser ordenado adota um brasão de armas que sintetiza, em seu simbolismo, as aspirações para o serviço pastoral. No brasão episcopal de Dom Marcos José dos Santos, predominam as cores: Branco e vermelho. O branco simboliza a piedade e a paz e o vermelho, o amor, a fortaleza e a alegria, com as quais o bispo deseja exercer o ministério episcopal.

BRASÃO E LEMA

O Galero que está sobre o escudo representa Jesus Cristo, cabeça da Igreja, e seus doze apóstolos, representados pelas doze borlas pendentes, em cor verde. O bispo participa do Colégio Apostólico (Sucessores dos Apóstolos) em comunhão com o Papa. A cruz dourada faz memória ao amor à doação de Deus pela humanidade.

No escudo uma cruz em branco que perpassa todo o brasão recorda que o ministério do bispo está em referência e continuidade com o ministério de Jesus Bom Pastor, o príncipe da paz. O bispo também deve ser um construtor da paz. A cruz perpassando todo o escudo mostra-nos que o anúncio da salvação realizada por Cristo deve chegar a todos. Os quatro pontos da cruz fazem menção aos quatro pontos cardeais, nos recorda a universalidade da missão da Igreja.

O escudo tem como fundo a cor vermelha, evocando o Espírito Santo que conduzirá o episcopado de Dom Marcos. A cor vermelha também faz referência ao sangue do Cristo jorrado na cruz para salvar a humanidade. Ainda o tom avermelhado lembra as terras férteis do norte do Estado do Paraná, onde Dom Marcos nasceu.

No centro do escudo estão dois corações, o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Arquidiocese de Londrina, onde Dom Marcos nasceu, foi ordenado presbítero e exerceu o ministério sacerdotal e o Imaculado Coração de Maria, padroeira da Diocese de Cornélio Procópio, local que Dom Marcos atuará como Bispo Diocesano. Em ambos os corações reina o amor. O bispo é chamado a agir sempre com amor.

No coração da Virgem Maria, Dom Marcos confiou seu ministério sacerdotal e agora confia o seu ministério episcopal.

O Coração de Jesus é o símbolo do Bom Pastor, que é manso e humilde de coração. Representa o desejo de Dom Marcos de conformar sempre mais o seu coração, ao Sagrado Coração de Jesus.

A coroa em dourado faz menção a Cristo Rei e ao seu reinado no mundo, um reinado pautado no amor e no serviço. Cristo Rei é o padroeiro da paróquia de Lupionópolis, local em que Dom Marcos nasceu e foi batizado e foi ordenado presbítero, também é o padroeiro da Catedral, em Cornélio Procópio, sede da Diocese onde Dom Marcos atuará como bispo.

No segundo quartel encontramos as águas lembram que do Coração de Jesus brotam rios de água viva (cf. João 7,38) refazem nossas forças e nos purificam. Simbolizam ainda as águas do rio que banham o município de Lupionópolis, local do nascimento de dom Marcos, principalmente o rio Paranapanema, um dos rios mais importantes do Norte do Paraná. As águas também fazem menção ao Rio Tibagi, que divide os territórios da Arquidiocese de Londrina e Diocese de Cornélio Procópio, a ser atravessado pelo bispo para a sua missão na Diocese de Cornélio Procópio.

No terceiro quartel temos os pés referem-se à missão. Recorda o caminho que o bispo tem que percorrer junto ao povo. É um convite a caminhar com alegria, com humildade e no serviço, em vista do Reino de Deus.

A divisa em movimento, abaixo do escudo, traz a inscrição latina “Ego Elegi Vos” que é o lema assumido por Dom Marcos José dos Santos. Esta expressão bíblica é tomada do Evangelho de João 15,16 - “Eu vos escolhi” e nas extremidades em números romanos a data de ordenação: 13/08/2022.