Postado dia 14/09/2018 às 16:28:06

Os cristãos e as eleições 2018 - Cartilha de Orientação

Com o intuito de formar e informar foi produzida pela Igreja do Paraná a pedido da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) uma Cartilha de Orientação Política: Os cristãos e as eleições 2018. Dividida em quatro partes, possui 30 páginas com linguagem simples, com ilustrações objetivas e destacando os pontos principais a serem discutidos e refletidos para um voto consciente e responsável nas próximas eleições.

Na primeira parte apresenta as PREOCUPAÇÕES, o que precisamos analisar no cenário politico atual, em tempos de crise ética e descredito geral causado pela corrupção em diversos setores públicos e privados, precisamos buscar sinais de esperança para promover uma real democracia.

Segunda parte apresenta A IGREJA E AS ELEIÇÕES destacando a colaboração da Igreja católica na busca de reabilitar a dignidade da política através de leis como FICHA LIMPA e o incentivo para que os cristãos católicos sejam protagonistas de um novo tempo.

A terceira parte traz de forma pedagógica e resumida toda estrutura  das ELEIÇÕES 2018 E ALTERAÇÕES NA LEI ELEITORAL, apresenta significado dos termos técnicos, funções dos futuros eleitos e como se estrutura o cenário politico e eleitoral. Informações básicas que todo eleitor precisa entender para discernir em como votar e em quem votar.

A quarta parte nos chama atenção para nossa CORRESPONSABILIDADE PELO BRASIL, somos os protagonistas da mudança, em cada voto está o peso de um país melhor, precisamos assumir esse papel de “fiscais” daqueles que pretendem nos governar. E em tempos de FAKE NEWS precisamos de uma atenção redobrada pra conseguir discernir o que é verdade e o que é mentira.

Esta cartilha foi apresentada na Reunião do Conselho Permanente da CNBB e aprovado durante a 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida, São Paulo, no mês de abril de 2018, com a única intenção de ser um material de formação e orientação política, totalmente desvinculado de partidos políticos e ou candidatos. Voto consciente é fruto de uma mente instruída com valores cristãos e éticos e todo conhecimento é fonte de libertação.

Em nossa Diocese todas as paroquias receberam as cartilhas procurem nas Secretarias paroquiais, fale com a coordenação de sua pastoral, movimento, serviços e organismos, para que juntos possamos “nos encaminhar rumo a democracias maduras, participativas, sem as chagas da corrupção [...]”(Papa Francisco).

acessem: http://dioceseprocopense.org.br/img/pdf/cartilha-politica.pdf