Postado dia 18/10/2023 às 00:22:06

Jubileu de Ouro da Diocese de Cornélio Procópio

50 anos

No último Domingo, (15) de Outubro,a Diocese  Cornélio Procópio comemorou com uma grande celebração o seu Jubileu de Ouro.

O momento foi marcado com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Marcos José, e logo após a missa, show com o Cantor Católico Thiago Brado, no Espaço Cultural em Cornélio Procópio

Reunindo grande número de fiéis das diversas cidades da Diocese, foi marcante o grande numero de jovens, celebrando o DNJ (Dia Nacional da Juventude) juntamente com o Jubileu.

Contamos também com a participação dos Bispos: Dom Manoel João Francisco (Bispo Emérito de Cornélio), Dom Denilson Geraldo (Bispo Auxiliar de Brasilia e filho da Diocese de Cornélio), Dom Geremias Steinmetz (Arcebispo de Londrina), Dom Frei João Mamede Filho (Bispo de Umuarama), e Dom Antônio Braz Benevente (Bispo de Jacarezinho), dos padres da Diocese de Cornélio  e de Dio/Arquidiocese  vizinhas.

A Diocese de Cornélio Procópio, teve abertura do seu ano Jubilar em, 22 de maio de 2022.

Criada no Pontificado do Papa Pauolo VI, por meio da bula “VOTOS E PRECES – Votis et Precibus”, em 26 de Maio de 1973, foi desmebrada da Diocese de Jacarezinho, após trâmites legais realizados por Dom Pedro Filipaik, Bispo de Jacarezinho na época, que pediu a Sé Apostólica que de sua extensíssima diocese se formasse outra. A instalação se deu em 13 de Outubro do mesmo ano(1973), juntamente com a posse do 1°Bispo, Dom José Joaquim Gonçalves. A Diocese tem como Padroeira  o Imaculado Coração de Maria, título que foi escolhida por Dom José  Joaquim que era devoto de Maria.

O 2° Bispo Dom Domingos Gabriel Wisniewski, tomou posse em 5 de agosto de 1979.

O 3° Bispo foi Dom Getúlio Teixeira Guimarães, tomou posse em 20 de maio de 1984 com a presença de Dom Carlo Furno, que na época era o Núncio Apostólico do Brasil. Após 30 anos de dedicação e zelo, Dom Getúlio passou a ser Bispo Emérito em 01 de Junho de 2014, com a posse do 4° Bispo, Dom Manoel João Francisco. Atualmente a frente a Diocese está Dom Marcos José dos Santos, sua posse se deu em 20 de Agosto de 2022.

O lema para o Ano Jubilar da Diocese  de Cornélio Procópio foi:

“50 anos guiados pela graça de Deus!

Ainda tens um longo caminho a percorrer.” (1Rs 19,7)

PASCOM DIOCESANA