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Postado dia 29/08/2017 às 08:07:47

Morre o bispo mais velho do Brasil

É com profundo pesar e espírito de ação de graças por vida tão exemplar, que comunicamos o falecimento doo arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, o Bispo mais velho do Brasil.

 

JOSÉ MARIA PIRES, O BISPO DE PÉS DESCALÇOS

Fernando Altemeyer Junior

Dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba-PB, nascido em 15/03/1919, na pequenina cidade de Córregos em Minas Gerais, nordeste do estado, participou das quatro sessões do Vaticano II. À época, sendo o único bispo negro brasileiro, e uma das vozes mais importantes do episcopado brasileiro irá assumir a nova imagem de Igreja proposta pelo Concílio. Despertará com sua pregação a vontade de tantos irmãos na ajuda eficaz aos que sofrem injustiças. Atenderá ao apelo de Deus na história e não permanecerá impassível diante do grito do sofredor.
Ele perceberá que a Igreja estava mudando e alegremente avançará com coragem! É essa coisa simples feita por gente simples que é capaz de mudar o mundo, simplesmente.

Este filho de gente pobre teve por pais Eleutério Augusto Pires e Pedrelina Maria de Jesus, e aprenderá desde cedo que deve permanecer com os pés no chão. Em um depoimento emocionante nos funerais do
presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, em 29-08-1976, dirá: “Eu andei pelas mesmas ruas pelas quais Juscelino andou. Ele andava de pés descalços e eu também. Era comum as crianças pobres andarem descalças na rua”.

Ao pisar o chão de sua terra natal aprenderá as lições permanentes de como ser padre, bispo e pastor. Jamais esquecerá de que é alguém de pés descalços. E é nesse contato com o chão que se torna um pastor fiel.

Foi ordenado padre em Diamantina-MG, em 20/12/1941 (já completou 70 anos de sacerdócio!), atuando como pároco, diretor de colégio, e missionário diocesano. É sagrado bispo em Diamantina, Minas Gerais, em 22/09/1957 (em 2017, comemorou  os 60 anos de episcopado), iniciando seu ministério na
diocese de Araçuai-MG, como seu terceiro bispo, de 1957 a 1965. Seu lema episcopal será Scientiam Salutis (a ciência da salvação). Nomeado pelo Papa Paulo VI, será o quarto arcebispo metropolitano da
Paraíba de 02.12.1965 até 29.11.1995, quando renuncia por idade. Desde então, como bispo emérito peregrino, vive como pregador ambulante levando o Evangelho com vigor que causa uma santa inveja.
Desde muito cedo aprendeu a arte do bem falar: silêncio primeiro, palavra adequada depois. Em seguida, assume com primor e delicadeza, a certeza de ser um bispo pastor: amigo, evangélico, simples e,
sobretudo, servidor dos empobrecidos.
Sua ação em favor dos simples é um programa de vida. Vejamos seu discurso de posse como arcebispo metropolitano da Paraíba, secundado por Dom Helder Pessoa Câmara, em plena ditadura militar brasileira, com sua ideologia da segurança nacional, que nega a liberdade e a
dignidade da pessoa humana. Dom Helder assim se expressa para falar de Dom José: “Dom José Maria vai às causas, vai às raízes... E fala claro, sem perder a serenidade, mas chamando as coisas pelos nomes. Quem quiser livrar-se de um Cristianismo desencarnado, quem quiser livrar-se de ensinamentos inodoros, incolores, pregados no vácuo, leia suas páginas (prefácio do livro Do Centro para a margem, Editora Acauã, Paraíba, 1978, p. 7)”..
São suas estas palavras coerentes, ao tomar posse como arcebispo: “Não quero trazer-vos uma mentalidade de Minas Gerais, costume ou uma civilização do estado em que nasci, naquilo em que esta civilização, esta mentalidade, estes costumes forem diferentes da civilização, da mentalidade e dos costumes da Paraíba. Assim como Cristo, fazendo-se homem, assumiu a natureza humana e, por assim dizer, ocultou, guardou o que ele era, como Deus, e apresentou-se a nós sem deixar de ser
Deus, mas foi aprendendo conosco a ser homem, a viver como a humanidade, também o novo prelado vem aqui não para ensinar, mas antes de tudo para aprender a ser paraibano. Eu iniciarei o meu ministério aprendendo convosco. Só me integrando é que poderei cumprir minha missão de servir (É santa a terra em que piso. (João Pessoa, PB, 26.03.1966, in Sampaio Geraldo Lopes Ribeiro, Dom José Maria Pires - Uma voz fiel à mudança social, Ed. Paulus, 2005, p. 17)”.
O diálogo, tal como foi preconizado na bela carta programática do Papa Paulo VI, Ecclesiam Suam, e ainda melhor expresso na Constituição Lumen Gentium se tornou para dom José Maria o critério da vida pastoral. Tornar-se-á exímio defensor do povo negro, sendo em sua vida alcunhado por dois apelidos carinhosos e densamente simbólicos: no começo de sua vida episcopal será chamado como dom Pelé (por Dom José Vicente Távora, bispo dos operários), ligando-o ao futebolista brasileiro de fama internacional. Depois de alguns anos, será “renomeado” por dom Pedro Casaldáliga (prelado emérito de São Felix do Araguaia, MT) como Dom Zumbi, para conectá-lo à causa do povo negro no Brasil,
fazendo memória do líder dos quilombos brasileiros, Zumbi dos Palmares. Os apelidos não conseguiram retirar-lhe sua identidade mais profunda, que é a de alguém que sempre assumiu sua origem, sua etnia,
e seu amor aos pobres como uma chave interpretativa do mundo e como forma efetiva da encarnação cristã no nordeste brasileiro, mergulhado em tantas injustiças e contradições que exigiam fidelidade radical ao Cristo. Dom José não é um homem de meias palavras nem de meias ações.
Quem o ouve sempre percebe que ele está inteiro no que diz, naquilo que fala e no que sonha e compartilha com seus interlocutores. Ao ouvi-lo, sente-se que se está diante de um verdadeiro pastor: não há arrogância em suas palavras. Sentimo-nos encorajados e desafiados, jamais amedrontados. Dom José é o verdadeiro irmão e pastor, que não abdica do diálogo, pois crê e ama o interlocutor.
Poderemos seguir os passos deste bispo negro, em todos os recantos da terra brasileira sempre animando as pequenas comunidades de base, as causas dos empobrecidos e as lutas por justiça social, sem extremismos. Estará entre os operários da primeira hora, quando surgiu a Comissão Pastoral da Terra-CPT, e ainda entre os apoiadores e animadores do Conselho Indigenista Missionário, CIMI e ainda de cada uma das dezenas de pastorais sociais, gestadas pelo povo e acolhidas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (cNBB), quando das presidências proféticas de Dom Aloísio Lorscheider, Dom Ivo Lorscheiter e dom Luciano Mendes de Almeida, naquilo que será chamado o momento de ouro da Igreja brasileira, vivido entre as décadas de 1970 e 1980. Verá nascer com as dores de parto, a poética Missa dos Quilombos, depois proibida e estará entre os animadores da Missa da Terra Sem Males, também proscrita e que pretendiam abrir novos caminhos litúrgicos na inculturação e diálogo inter-religioso.
Enfrentará a ganância de fazendeiros e coronéis nordestinos, com a simplicidade das pombas. Não pedirá favores aos poderes políticos ou econômicos, confiando sempre na Palavra de Deus e na compaixão dos pobres. O caminho pode ser mais lento e singelo, mas as raízes serão sempre mais profundas e seguras. Ele clamará contra os latifundiários como Nabot contra o rei Acab. Dirá em 05 de março de 1976 na carta pastoral para todos os diocesanos: “quando se cansar a paciência do pobre que está sendo esmagado pelos poderosos, a de Deus também se cansará e Deus virá fazer a justiça que os homens se recusaram a fazer” (Carta Pastoral de março de 1976).
Dom José vê, compreende e fala do sofrimento dos agricultores. Conhece os problemas do campo e assume um compromisso como igreja para ser a Igreja com os fracos e oprimidos, ou seja, uma Igreja que toma posição ao lado do pobre por fidelidade ao Evangelho e por amor ao povo.
Denuncia o sistema capitalista por seus frutos e por sua segregação das grandes massas. Dirá em 1967: “Dar esmolas, todos acham que é razoável. Mas aceitar que é um roubo guardar o supérfluo quando a outros falta o necessário, isto lhes cheira a marxismo. Realmente, dentro da mentalidade dominante, não é fácil aceitar a receita da Populorum Progressio que é a mesma do Evangelho”.
Sua mensagem é de vida plena e, sobretudo de conversão. Dirá que é preciso ir do centro para a margem. Este será seu contínuo processo vital. Movimentar-se em direção dos pequenos. Ir para a margem da sociedade, da Igreja, do mundo. Fará este gesto ético e religioso motivado por uma profunda vivência de Cristo, além de ser um aprendiz permanente na prática da não-violência ativa, como ação de firmeza permanente. Como discípulo de Cristo saberá mostrar ainda hoje as riquezas do Concílio Vaticano
II, como um projeto de vida. Uma Igreja que se distancie dos “centros” e que se aproxime das “margens” do mundo. Uma Igreja que não espere nem confie nos poderosos e nos senhores do mundo. Uma Igreja que deve continuar a cumprir a missão profética de proclamar os direitos dos oprimidos mesmo sabendo que sobre ela pesa a cólera dos governantes, pois só esta fé autêntica é que poderá salvar a pobres e ricos. Nesta Igreja não há lugar para acomodados e passivos. Dirá de forma incisiva: “O catolicismo brasileiro não criou no povo uma consciência de sua cultura, de seus valores, de sua idiossincrasia. A consciência dominante do povo é hierárquica, como aceitação passiva e talvez o maior obstáculo ao verdadeiro desenvolvimento, pois gera acomodação e conformismo”.
Para dom José Maria Pires, o oitavo sacramento é a alegria. Sempre se diz que quando alguém alegre entra em uma casa é como se em um quarto escuro, a janela se abrisse para a luz entrar. Esse será a tarefa de dom José: com os pés descalços, abrir as janelas da Santa Igreja. Não terá sido esse o pedido de um outro José, o bergamasco Roncalli,
quando convocou o Concílio? Ainda hoje precisamos de bispos que abram
as janelas de nossas Igrejas para que a alegria do Cristo nos rejuvenesça. Gente como dom José, de pés descalços, camisa arregaçada na luta pelos pobres e uma alegria convicta no coração, verdadeiros filhos e herdeiros do Concílio.

Vai em paz, quilombola de Deus.

Prof. Dr. Fernando Altemeyer Júnior, anos, mestre em Teologia e Ciências da Religião pela Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, Bélgica. Licenciado em Filosofia. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor PUC-SP.

 

DOM JOSÉ MARIA PIRES E A IGREJA DAS CATACUMBAS

José Oscar Beozzo*

 

Ele e o bispo italiano de Ivrea, Mons. Luigi Betazzi (* 1923), que foi auxiliar do cardeal Lercaro de Bologna, eram os únicos sobreviventes do grupo "Igreja dos Pobres" do Concílio Vaticano II.

Continuaram fieis ao Pacto das Catacumbas proposto pelo grupo e que ambos subscreveram. Nos anos duros da ditadura militar, em que procuraram calar e isolar Dom Helder Camara, os dois foram irmãos inseparáveis em todas as iniciativas em favor do povo e de resistência à ditadura.

Era voz escutada com respeito por todo o episcopado, temida pelos poderosos e acolhida com alegria e conforto pelos pequenos, de cujas causas nunca se apartou. Por mais de 50, anos foi assíduo frequentador, a cada ano, do Encontro Latino-americano de Estudos - Curso dos Bispos, instância de encontro, reflexão, oração e iniciativas corajosas que continuou congregando os bispos latino-americanos do grupo Igreja dos Pobres do Concílio Vaticano II e aqueles que decidiram, em seguida, trilhar o mesmo caminho em seu ministério episcopal.

Dom José Maria Pires era o patriarca do grupo que frequentou até 2015, tendo faltado ao encontro de 2016, por razões de saúde.

Quando o ITRA, o Instituto Teológico do Recife, foi fechado pelo sucessor de Dom Helder, Dom José Maria acolheu em João Pessoa professores e alunos do Instituto, para dar continuidade a uma formação teológica comprometida com a causa dos pobres e de sua libertação e enraizada na cultura nordestina.

 Por duas vezes, fez a pé, durante um mês, o caminho de Santiago de Compostela partindo da fronteira da França com a Espanha. Na segunda vez, já havia completado 90 anos esse rijo camponês, que depois de bispo emérito continuou atendendo em Belo Horizonte uma paróquia da periferia, na simplicidade e humildade e num incansável espírito de serviço.

Por delegação da CNBB acompanhou com carinho e compreensão o movimento dos padres casados com suas famílias, tomando partido pela retomada do ministério por parte daqueles que o desejassem. Batalhou para que a Igreja abrisse suas portas para o ministério ordenado de homens casados.

Foi também o grande animador da Pastoral afro-brasileira e do movimento dos padres e bispos negros que ganhou espaço e amplitude na vida da Igreja do Brasil e também da América Latina e do Caribe, através do CELAM.

 Foi para mim um privilégio o ter desfrutado de sua fiel amizade.  A cada Natal e Páscoa, Dom José não deixava de enviar uma palavra carinhosa e sempre antenada nas questões mais urgentes do país e da Igreja.

Foi um dos sócios fundadores do CESEEP (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular) e membro de sua Assembleia que, por 33 anos (1982-2015) acompanhou, incentivando os trabalhos em curso e propondo sempre sábias orientações.

A Igreja e a sociedade brasileira perdem uma grande figura, cuja maior glória é ter sido um fiel seguidor do evangelho e de Jesus Cristo a serviço dos mais pobres, de suas causas e libertação.

Anexo pequena ficha com os dados de sua atuação no Concílio Vaticano II (1962-1965)

Dom José Maria Pires
Arcebispo residencial de PARAÍBA, PB, desde 02/12/1965 até 1995
Votum: ADA II/7, p. 131-133
Vaticano II: 1°, 2°, 3° e 4° períodos
Intervenções [1] AS IV/3, 463-64

N. em Córregos, DIAMANTINA, MG, Brasil, em 15/03/1919
Ord. sac.: 20/12/1941
Elev.: 25/05/1957 a Araçuaí, MG.
Consagr.: 22/09/1957
Pais: Eleutério Augusto Pires e Pedralina Maria de Jesus
Estudos: 1º e 2º graus (1931-35); Filosofia (1936-37); Teologia (1938-41), Diamantina, MG
Antes do Episcopado: Professor em Diamantina, MG (1942); Pároco em Açucena, MG (1943-46); Diretor do Colégio em Governador Valadares, MG (1946-53); Missionário Diocesano em Diamantina, MG (1953-55); Pároco em Curvelo, MG (1956-57)
Como Bispo: Bispo Diocesano de Araçuaí, MG (1957-65); Arcebispo Metropolitano da Paraíba, PB, desde 1966. Responsável pela Linha de Catequese no NE II, 1967; Secretário Nacional das Vocações, 1968; Membro de comunicações Sociais do CELAM; Membro da Comissão Central e Com. Representativa da CNBB; Responsável pelo Setor de Centros de Defesa dos Direitos Humanos do NE II; Membro do Conselho Diretor Nacional do MEB. Presidente da Comissão Episcopal Regional do Nordeste II (1979)
Escritos de sua autoria: Sete Cartas Pastorais; Livro “Do Centro para a Margem”, Vozes, Petrópolis, 1980
Lema: “Scientiam Salutis” (A Ciência da Salvação)
+ vivo em 31-12-2000

 José Oscar Beozzo* é Historiador e Teólogo, Coordenador geral do CESEEP

  1. JOSÉ MARIA PIRES

 

Luiz Alberto Gomes de Souza *

Partiu, aos 98 anos, D. José Maria Pires, arcebispo emérito de João Pessoa, dos grandes Padres da Igreja Latino-americana, na lista de Joseph Comblin. Foi um dos que mais trabalhou para trazer o Vaticano II para a Igreja brasileira, depois Medellin, Puebla e os encontros seguintes.

Esteve à frente do movimento negro, ele um negro assumido com orgulho. D. Hélder Câmara o chamou de D. Pelé. Muitos depois preferiram dizer D. Zumbi. Foi presença constante nos intereclesiais das CEBs. Trago um fato significativo. Ao final do encontro de Santa Maria (1992), foram convidados para subir ao palco bispos, sacerdotes e pastores. Do meio do povo veio o pedido: "que subam um pai e uma mãe de santo e um pajé". Foi negado pelo bispo local, talvez temendo represálias de mais acima. Imediatamente d. José Maria desceu, em protesto e solidariedade. Lembro-me também da indignação do irmão Marcelo Barros.

Voltou para sua Minas Gerais e, entre várias atividades pastorais, tinha uma que merecia especial atenção e carinho: o trabalho com padres casados e suas esposas.

Numa das conversas que tivemos em reuniões na CNBB, lembro-me de uma em particular. Começou recordando que o primeiro anúncio de Jesus Ressuscitado foi dado a mulheres. Assim, apesar de relatos com diferenças, os quatro evangelistas coincidiam em que Jesus Ressuscitado apareceu primeiro às mulheres, ou a uma em particular (Mt. 28, 5-10; Mc. 16, 1-11; Lc 24, 1-12, Jo 28, 11-18). Tome-se João, o testemunho talvez mais direto. Ali Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena: "vá encontrar os meus irmãos ... Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos "Eu vi o Senhor..." (Jo, 16-18). Só depois veio o amplo envio aos discípulos :  "Assim como meu Pai me enviou, eu envio vocês" (Jo 20,21)  [já não estariam ali também discípulas, pergunto  eu?]. E D. José Maria Pires terminou com um sorriso maroto, muito mineiro: "Se o presbiterato parte desse envio-anúncio, não teriam sido as mulheres as primeiras presbíteras?"

Nosso grande bispo certamente estará, na Casa do Pai, acompanhando a Igreja brasileira. A ele, testemunho vivo e atuante dos tempos valentes da mesma, no mistério da comunhão dos santos, peçamos que a impulsione para seguir caminhos de profecia e de compromisso com os pobres, "em saída", como pede Francisco.

 

*Sociólogo


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