Notícias

Postado dia 03/04/2017 às 16:05:02

Curso de noivos em Congonhinhas

CURSO DE NOIVOS E LEGITIMAÇÃO -FELICIDADE COMPROMETIDA OU DESCOMPROMETIDA?

“Aprender a amar alguém não é algo que se improvisa”

Papa Francisco 

 

O Santo Padre, Papa Francisco, uma vez falou sobre os Cursos de Preparação para o casamento: “Muitos casais acreditam ser inúteis, mas depois ficam agradecidos porque, com efeito, encontraram ali a ocasião – muitas vezes única – para refletir sobre sua experiência em termos não banais”.

 

“Sim, muitos casais estão juntos há muito tempo, possivelmente também na intimidade, às vezes convivendo, mas não se conhecem profundamente. Parece estranho, mas a experiência demonstra que é verdade. Por isso, revalorizar o noivado como tempo de conhecimento recíproco e de um projeto em comum” leva o casal a uma felicidade comprometida, a olhar para o horizonte da nova família cristã que nasce no sacramento do matrimônio e se dispõe a viver na sua bênção.

 

O Papa recorda que na Bíblia "o casal pode redescobrir momentos fundamentais para a vida de um católico, como a oração, os sacramentos, a confissão, através da qual o Senhor busca viver nos noivos e os prepara para acolher-se realmente um ao outro 'com a graça de Cristo'; e a fraternidade com os pobres, com os necessitados, que nos chamam à sobriedade e a partilhar”.

 

Dizer um ao outro “te farei minha esposa, te receberei como esposo’ e esperar esse momento, é um percurso que deve ser percorrido lentamente, mas é um percurso de maturação. As etapas do caminho não devem ser queimadas. A maturação deve ser feita assim, passo a passo”. “Não subestimemos a importância desta aprendizagem: é um belo compromisso, pois o noivado não é somente uma felicidade descomprometida ou uma emoção encantada”.

 

Curso de Noivos e Legitimação: 01 e 02 de abril de 2017

Participantes: 17 casais (noivos e legitimação)

Organização: Pastoral Familiar

Assessores: Geraldo e Sirlene (Sacramentos) / Dr. Arildo e Cecília (Sexualidade e Afetividade) / Servanil e Rosalina (Sacramento do Matrimônio) / Dr. Willian e Célia (Espiritualidade Familiar) / Pe. Wellerson (Aspectos Jurídicos-Canônicos e Celebração Litúrgica do Matrimônio).


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias