Organização

Postado dia 15/03/2016 às 14:43:28

SEMINÁRIOS

  • O TRABALHO DO SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL

     

    Os documentos da Igreja sobre a formação presbiteral pedem que os jovens que aspiram ao sacerdócio sejam acompanhados por um eficiente trabalho vocacional. São João Paulo II recorda que “a vocação sacerdotal é um dom de Deus, que constitui certamente um grande bem para aquele que é o seu primeiro destinatário. Mas é também um dom para a Igreja inteira, um bem para a sua vida e missão” (Pastores dabo Vobis, n.41).

    Desse modo, todos nós somos responsáveis pelo trabalho vocacional. Esse trabalho está presente nas diversas paróquias de nossa Diocese, mas não deixa de contar com o testemunho e o convite alegre dos bispos, dos presbíteros, dos próprios seminaristas, das famílias, dos jovens engajados, das pequenas comunidades, das escolas etc. Todos devemos ser promotores das vocações!

    Após esse despertar vocacional e o devido acompanhamento, os jovens são convidados a ingressar no Seminário. Em nossa Diocese há três casas de formação: Seminário Menor Menino Deus, Seminário Maior Diocesano Imaculado Coração de Maria e Seminário Maior São José.

    Esses espaços de formação dos candidatos ao sacerdócio na nossa Diocese têm como objetivo preparar bem os jovens para servir com amor e generosidade à Igreja, Povo de Deus. Os seminaristas são formados para uma missão de serviço a partir da relação íntima com o Senhor Jesus, aquele que chama para essa vocação específica.

    Durante o período formativo, o candidato é convidado a um tempo de proximidade com o Senhor pela vida de oração, conhecimento de si mesmo, atividade pastoral-missionária e desenvolvimento da dimensão intelectual.

    O tempo de formação é um momento especial da vida do jovem em que ele senta-se aos pés de Jesus Cristo para aprender d’Ele mesmo a ser Pastor. Como lembra a Exortação Apostólica Pastores dabo Vobis, “não existe uma autêntica obra formativa para o sacerdócio sem o influxo do Espírito de Cristo” (n.65), portanto, a vida no Seminário é tempo de configuração a Jesus Cristo.

    Para cada momento do caminho formativo tem-se um específico modo de trabalho em vista de preparar muito bem o jovem para o trabalho pastoral na Diocese.

     

    O SEMINÁRIO MENINO DEUS – MENOR E PROPEDÊUTICO

     

    O Seminário Menino Deus, localizado na cidade episcopal de Cornélio Procópio – PR, acolhe os jovens que iniciam o processo de discernimento vocacional. Podem ingressar no Seminário Menino Deus aqueles que estão cursando o Ensino Médio e/ou que já terminaram o Ensino Médio, estão fazendo alguma faculdade ou já tem um curso superior completo. No Seminário Menor Menino Deus estão duas etapas do processo formativo: Seminário Menor e Propedêutico.

    Segundo a Pastores dabo Vobis, “a vocação sacerdotal tem muitas vezes o seu primeiro momento de manifestação, nos anos da pré-adolescência ou nos primeiríssimos anos da juventude”. Por isso, “a Igreja toma ao seu cuidado estes germes de vocação, semeados no coração dos pequenos, proporcionando-lhes através da instituição dos Seminários menores, um solícito, ainda que inicial, discernimento e acompanhamento” (n.63).

    Após o Seminário Menor, vem o período Propedêutico.  Esse período propedêutico “é tempo de preparação humana, cristã, intelectual e espiritual para os candidatos ao seminário maior, organizado como uma instituição autônoma, distinta e articulada com as outras etapas da formação” (Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil , n.132).

     

    SEMINÁRIO MAIOR DIOCESANO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

    Terminadas as fases iniciais, os candidatos ao presbiterato seguem para o Seminário Maior Diocesano Imaculado Coração de Maria em Maringá – PR para estudarem Filosofia, a etapa do discipulado. Esse período procura levar o seminarista “a uma compreensão e interpretação profunda da pessoa, da sua liberdade, das suas relações com o mundo e com Deus”. O estudo da filosofia “garante aquela certeza da verdade, a única que pode estar na base da entrega pessoal a Jesus Cristo e à Igreja” (O Dom da Vocação Presbiteral - Ratio FundamentalisInstitutionis Sacerdotalis, n.158).

     

    SEMINÁRIO MAIOR SÃO JOSÉ

     

    Após a fase do discipulado, o candidato às ordens sacras é convidado a configurar-se a Cristo no estudo da Teologia. É “uma fase qualificadora e fundamental do percurso de formação intelectual, porque ‘por meio do estudo, particularmente da teologia, o futuro sacerdote adere à palavra de Deus, cresce na sua vida espiritual e dispõe-se a desempenhar o seu ministério pastoral” (Ratio, n. 165).

    Depois de encerrado os estudos teológicos, a Igreja recomenda que o candidato prepare-se por mais algum tempo em alguma paróquia desenvolvendo atividades pastorais – é a etapa pastoral. E, assim que ordenado, a formação não termina. Nossos padres constantemente estão em cursos de formação permanente para melhor servirem ao Senhor.

    Em nossa Diocese notamos o grande carinho que nossas paróquias, nossos fieis têm para com os vocacionados, os padres, os bispos e os religiosos (as). Pedimos que, cada vez mais, em nossas comunidades rezemos pelas vocações pedindo ao Senhor da Messe que envie bons operários para o trabalho (Lc 10, 2b).

    Lembramos que o Seminário é o lugar da formação presbiteral, mas essa formação só se dá mediante a participação da comunidade. Sendo assim, nossas casas de formação estão abertas para acolher a todos para um momento de oração, para uma visita e para conhecer nossos seminaristas.

 

  • - SEMINÁRIO MAIOR DIOCESANO SÃO JOSÉ 

  • Rua Barão de Antonina, 548 – Centro
    CEP: 86210-000 Jataizinho – PR
    Telefone: (43) 3259-1653
    E-mail: seminsjatay@uol.com.br
    Reitor: Pe. Amilton Sampaio

 

 - SEMINÁRIO MENOR DIOCESANO “MENINO DEUS” - PROPEDÊUTICO

Endereço:
Rua Alagoas, 760 – Centro
Caixa Postal 381
CEP: 86300-000 Cornélio Procópio – PR
Telefone: (43) 3523-1594
Reitor: Pe. Élcio José da Silva 

  • - SEMINÁRIO DE FILOSOFIA 

  • Endereço:
    Jd. Monte Carlo - Rua Arlindo de Souza, 531
    87025-650 Maringá – PR
    Telefone: (44) 991505679
    Pe. Ivair Domingos Muniz

 

- SEMINÁRIO PALOTINO RAINHA DA PAZ

Rua José Alfredo de Carvalho, 532 - Vila Independência

Caixa postal 302 – CEP 86300-000

Cornélio Procópio-PR

Fone: (043) 3524-2213

 

 

 

Veja Fotos


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Organização