Ocorreu na tarde deste sábado (20) a Solene Celebração Eucarística que deu início ao Ministério Pastoral de Dom Marcos José dos Santos como 5º Bispo Diocesano de Cornélio Procópio. A cerimônia religiosa foi realizada na Catedral Cristo Rei, em Cornélio Procópio, no mesmo ano em que a Diocese celebra o seu Ano Jubilar.
Em espírito de fraternidade e acolhimento, os padres reuniram-se na Cúria Diocesana, para em procissão, acompanharem o novo bispo até a Catedral. Durante o percurso, leigos, crianças da Infância Missionária, jovens do Setor Juvenil e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística deram as boas-vindas a Dom Marcos.
A primeira entrada de Dom Marcos à igreja foi marcada pela aspersão dos fiéis, rito que simbolizou o primeiro contato de Dom Marcos com o seu povo. Em seguida, dirigiu-se à capela do Santíssimo para realizar suas orações e, logo depois, tivemos o início da Celebração Eucarística.
Como ato ritualístico de uma cerimônia de posse episcopal, o Chanceler, Padre Evandro Júnior da Silva, apresentou ao Colégio de Consultores, as Letras Apostólicas para evidenciarem a sua legitimidade, logo após, no ambão, realizou a leitura das referidas Letras.
Durante a acolhida, Dom Manoel João Francisco, entregou às mãos de Dom Marcos José dos Santos, o Báculo, objeto simbolizado pelo cajado, que representa a insígnia missão pastoral que o novo bispo terá a partir de agora. Dando continuidade ao rito cerimonial, Padre Evandro Júnior dos Santos realizou a leitura e assinatura da Ata de Posse, formalizando o início do Ministério Pastoral de Dom Marcos.
Em sua homilia, Dom Marcos, sabiamente destacou que celebrando a “Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, somos convidados a olhar para Maria, a discípula fiel, figura da Igreja nascente e modelo dos cristãos e, unindo a ela, viver o seguimento de seu filho Jesus, para chegarmos um dia à glória do céu. Maria, elevada ao céu, é consolo e esperança para nós, povo santo e fiel de Deus. Somos chamados a vencer as adversidades, as contradições, os desafios do tempo presente e a testemunhar a vitória do bem e da vida sobre todo o mal. ”
O bispo eleito, Dom Marcos José dos Santos, sucedeu o bispo Dom Manoel João Francisco, que esteve há 8 anos à frente da Diocese de Cornélio Procópio e, por motivo de idade, teve a sua renúncia aceita pelo Papa Francisco em acordo com o previsto no cânon nº 401 do Direito Canônico.
Ao final da celebração, foi organizado um momento de homenagens, demonstrando toda gratidão e carinho do povo de Deus pelos anos em que Dom Manoel dedicou-se aos cuidados da Diocese de Cornélio Procópio e, também, aos bispos “In Memorian” que muito fizeram pela Santa Igreja.
Após a missa, foram entregues aos representantes de cada paróquia, imagens do Imaculado Coração de Maria – padroeira da Diocese – como forma de peregrinação e unidade.
A cerimônia de posse canônica contou com a presença de algumas figuras importantes, como o representante do Laicato da Diocese de Cornélio Procópio, Luiz Eduardo; a representante dos religiosos presentes na Diocese de Cornélio, Irmã Kedma Soares; o representante dos Presbíteros da Diocese de Cornélio, Padre José de Lima; o prefeito da Cidade de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche, representando todas as autoridades civis e o representante dos Bispos do Paraná, Dom Geremias Steinmetz. Como também, padres, diáconos, religiosos, seminaristas e todo o povo de Deus, representando as 25 paróquias da Diocese. Além disso, a missa foi transmitida via Facebook, possibilitando o acesso a todos aqueles que não puderam se fazer presentes nesse importante momento na história de nossa Diocese.
Pascom
Diocese de Cornélio Procópio