Setor 1

Postado dia 13/01/2016 às 16:15:43

Paróquia São José Operário Cornélio Procópio - Pr

Paróquia São José Operário

A Paróquia São José Operário teve início com o lançamento da Pedra Fundamental no Jardim das Casas Populares, por Dom Pedro Filipak e Padre Conrado Walter.

Mais tarde, após traçada a planta da Igreja, contou-se com recursos vindos dos esforços da comunidade e ajuda da Alemanha, para a construção que teve inicio em 1º de maio de 1.975. Como Padroeiro foi escolhido São José Operário.

Os Párocos religiosos responsáveis pelo bom andamento da Paróquia foram: Pe. Conrado Walter, Pe. Antenor Lançoni, Pe. Max Kauffman, Pe. Erni de Oliveira auxiliado pelo Pe. Francisco Mazur e Pe. Mizael D. Pugioli, Pe. João Novak, Pe. Moacir Cardoso Vargas, Pe. Carlos Alberto Monteiro Coutinho, SVD.

Em 19 de janeiro de 1.998 a Congregação dos Padres Vicentinos entregaram a administração da Paróquia para a Diocese de Cornélio Procópio (Até então tinha sido administrada por padres religiosos).

Assumiu então, em 1998, o Pe. Augustinho Lázaro Espilgolone com o ofício de pároco, ficando sete anos à frente da comunidade. Padre Wandionor Vanini Filho e o Pe. Almir Rogério também passaram pela comunidade.

Os seguintes padres diocesanos a estarem a frente da comunidade foram os Padres Sebastião Rodrigues da Silva (2012-2016) e Élcio José dos Santos (2016-2021), respectivamente. Atualmente o pároco da Paróquia São José Operário é o Pe. Gilmar Tito Ribeiro, que assumiu a comunidade no dia 06 de fevereiro de 2021.

A Paróquia possui 03 capelas (02 rurais e 01 urbana). Está dividia em vários setores para melhor atendimento pastoral: Conjunto Taurus, Conjunto Estoril, Vila América, Vila Santa Terezinha e Vila Popular.

Paróquia São José Operário

Rua Michel Feres Haddad – 106 – Vila Popular