Postado dia 25/04/2020 às 14:03:38

CARTA DO SANTO PADRE FRANCISCO A TODOS OS FIÉIS NO MÊS DE MAIO DE 2020

Queridos irmãos e irmãs ,

Está próximo o mês de maio, no qual o povo de Deus expressa seu amor e devoção à Virgem Maria com particular intensidade. É tradicional neste mês rezar o Rosário em casa, com a família. Uma dimensão doméstica que as restrições da pandemia nos "forçaram" a explorar, também do ponto de vista espiritual.

Por isso, pensei em propor a todos que redescobrissem a beleza de rezar o Rosário em casa no mês de maio. Isso pode ser feito juntos ou pessoalmente; você escolhe de acordo com a situação, aproveitando ao máximo as duas possibilidades. Mas, de qualquer forma, existe um segredo para fazê-lo: simplicidade; e é fácil encontrar, mesmo na internet , bons padrões de oração a seguir.

Além disso, ofereço a você os textos de duas orações a Nossa Senhora, que você pode recitar no final do Rosário, e que eu mesmo recitarei no mês de maio, espiritualmente unido a você. Estou anexando-os a esta carta para que sejam disponibilizados a todos.

Queridos irmãos e irmãs, contemplando a face de Cristo juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, nos tornarão ainda mais unidos como uma família espiritual e nos ajudarão a passar neste teste. Eu orarei por você, especialmente pelos mais sofridos, e por favor ore por mim. Agradeço e abençoo de coração.

Roma, San Giovanni in Laterano, 25 de abril de 2020
Festa de San Marco Evangelista

Oração a Maria

Ó Maria, você sempre brilha em nosso caminho como sinal de salvação e esperança.

Confiamos a você, Saúde dos enfermos, que na cruz foram associados à dor de Jesus, mantendo sua fé firme.

Você, salvação do povo romano, sabe do que precisamos e temos certeza de que garantirá que, como em Caná da Galiléia, a alegria e a celebração possam retornar após esse momento de provação.

Ajuda-nos, Mãe do Amor Divino, a nos conformarmos com a vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser, que tomou sobre si nossos sofrimentos e assumiu nossas dores para nos conduzir, através da cruz, à alegria da ressurreição. Amém.

Sob sua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus. Não despreze as súplicas de nós que estamos em julgamento, e nos livre de todo perigo, a Virgem gloriosa e abençoada.

Oração a Maria

«Sob a sua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus».

Na atual situação dramática, cheia de sofrimentos e ansiedades que envolvem o mundo inteiro, nos voltamos para você, Mãe de Deus e nossa Mãe, e buscamos refúgio sob sua proteção.

Ó Virgem Maria, volte seus olhos misericordiosos para nós nesta pandemia de coronavírus e conforte aqueles que estão perdidos e chorando por seus mortos queridos, às vezes enterrados de uma maneira que machuca a alma. Apoie aqueles que estão angustiados com pessoas doentes a quem não podem ficar perto para evitar o contágio. Confie naqueles que estão ansiosos com o futuro incerto e as conseqüências para a economia e o trabalho.

Mãe de Deus e nossa Mãe, imploram por Deus, Pai da misericórdia, que esta dura provação termine e que um horizonte de esperança e paz retorne. Como em Caná, intervenha com seu Filho Divino, pedindo-lhe para confortar as famílias dos doentes e das vítimas e abrir seus corações para confiar.

Proteger os médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, voluntários que estão na vanguarda desta emergência e colocar suas vidas em risco para salvar outras vidas. Acompanha seu esforço heróico e lhes dá força, bondade e saúde.

Esteja próximo daqueles que assistem os enfermos dia e noite e dos padres que, com preocupação pastoral e compromisso evangélico, tentam ajudar e apoiar a todos.

Santa Virgem, ilumine as mentes dos homens e mulheres da ciência, para que encontrem as soluções certas para superar esse vírus.

Auxiliar os líderes das nações, para que trabalhem com sabedoria, preocupação e generosidade, ajudando aqueles que não têm o necessário para viver, planejando soluções sociais e econômicas com previsão e espírito de solidariedade.

Santa Maria, toca as consciências, porque as enormes somas usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos visam promover estudos adequados para evitar catástrofes semelhantes no futuro.

Amada mãe, faça crescer o sentimento de pertencer a uma única família numerosa no mundo, na consciência do vínculo que nos une a todos, porque, com um espírito fraterno e solidário, ajudamos muitas pobreza e situações de miséria. Incentive a firmeza na fé, perseverança no serviço, constância na oração.

Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abrace todos os seus filhos problemáticos e peça a Deus que intervenha com sua mão onipotente para nos libertar desta terrível epidemia, para que a vida possa serenamente retomar seu curso normal.

Confiamos a Ti, que brilha em nosso caminho como sinal de salvação e esperança, ou misericordiosa, piedosa ou doce Virgem Maria. Amém.