Postado dia 01/10/2019 às 10:01:42

Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração)

Você sabia que o Apostolado da Oração passou a ser um Serviço Eclesial?

Você sabe o que é um Movimento e um Serviço na Igreja?

Movimento, costuma ser aplicado às Associações de Fiéis, grupos de leigos e sacerdotes que se unem por um fim comum. São normalmente fundados por uma pessoa que dá o caminho espiritual e também as normas de vida para a ação daquele movimento, aprovadas pela Igreja e em comunhão com ela.

Serviço Eclesial, são trabalhos que visam oferecer uma assistência religiosa, espiritual, formativa ou social diante das necessidades de pessoas ou grupos, promovendo o encontro com Deus, fortalecimento espiritual e a vida humana.

O Apostolado da Oração (AO), foi fundado em 1844 na França e, mais tarde, assumido pelo Papa e confiado à Companhia de Jesus (Jesuítas). Até o ano de 2018, era tido como um Movimento, tendo os seus associados (Associado do AO). Depois de 175 anos, desde a sua fundação, a nossa sociedade passou a ser muito diferente daquela que viu nascer o AO, de modo que hoje tornou-se necessário novos métodos, linguagens e acima de tudo um novo ardor, como dizia São João Paulo II.

Desde o Pontificado do Papa Emérito Bento XVI, o AO desejou inscrever-se nesta renovação eclesial inspirado e impulsionado pelo Concílio Vaticano II (1962-1965) a descobrir na história os sinais dos tempos (Constituição Pastoral Gaudium et Spes, nº 4), por meio dos quais Deus segue interpelando e oferecendo plenitude de vida aos seres humanos. O Santo Padre, Papa Francisco, em 27 de março de 2018, constituiu a Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) como Obra Pontifícia, com sede oficial no Estado da Cidade do Vaticano, aprovando os novos Estatutos do AO e sua recriação como a Rede Mundial de Oração do Papa a serviço da missão da Igreja e da justiça do Reino.

O AO – nos dizeres do Documento 1: Recriação do Apostolado da Oração – é, antes de tudo, fazermo-nos interiormente disponíveis para a missão de Cristo; é um caminho espiritual; é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja. “A nossa contribuição se dá através da difusão das intenções de oração que o Santo Padre propõe a toda a Igreja, e de nossa intensa oração por elas. De outro lado, realiza-se também ao acolher, difundir e promover as intenções de oração que as Igrejas locais propõem a seus fiéis” (Estatutos da Rede Mundial de Oração do Papa, cf. Art. 1).

Rezemos o oferecimento do dia pelas intenções do Santo Padre para este mês de novembro: Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pela intenção do Santo Padre para este mês: Para que no Oriente Próximo, no qual diversas tradições religiosas compartilham o mesmo espaço de vida, nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação.

Pe. Wellerson Roberto Dias

Diretor Diocesano AO