Postado dia 26/09/2019 às 22:10:42

Assembléia Regional da Pastoral Familiar

A equipe diocesana da Pastoral Familiar da diocese de Cornélio Procópio, representada pelo Casal Coordenador Célia e Chico, com o Assessor Padre Sebastião Rodrigues da Silva, participaram da 4ª Assembleia do Regional Sul II, realizada na província de Cascavel nos dias 13, 14 e 15 de set/2019. Tema: “Família, Lugar de Missão”; Lema: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24,15).  Momentos especiais de aprendizado e definição dos objetivos e urgências da pastoral familiar até 2023 alinhados com as diretrizes da ação evangelizadora da igreja no Brasil 2019-2023, documento da CNBB 109.

PRIORIDADE APROVADA PARA O TRIÊNIO 2020/2022

Estruturar ou fortalecer o Setor de Promoção, Respeito e Defesa da Vida, promovendo ações de conscientização e capacitação dos agentes de pastoral, para que assumam a missão de promover e defender a vida desde a sua concepção até o seu fim natural.

AÇÕES

1. Incentivar a criação ou fortalecer as Associações de Família;

1. Formar agentes qualificados para o Setor Promoção, Respeito e Defesa da Vida com um programa de formação em nível filosófico, teológico, espiritual e pastoral, oferecendo subsídios apropriados para estes.

1. Promover parcerias com os diversos organismos internos e externos à Igreja: Vara da Infância e Juventude; Órgãos Públicos; Atividades Pró-Vida; com profissionais de diversas áreas; com associações e outros, com o intuito de atender as gestantes, o incentivo a adoção, ao problema do suicídio, dos idosos e outros.

1. Promover mais intensamente a Semana Nacional da Vida e o dia do Nascituro, valorizando as celebrações que são sugeridas nos subsídios ou outras criadas pelas equipes.

1. Promover o aprendizado sobre o Planejamento Familiar Natural: Método de Ovulação Billings (MOB);

1. Promover iniciativas a fim de conscientizar as famílias sobre o cuidado com a pessoa idosa, viúvos, viúvas e enfermos dependentes dos cuidados especiais.

Pe. Sebastião Rodrigues da Silva

Assessor da Pastoral familiar