Postado dia 25/09/2019 às 22:24:02

Dom Getúlio: vida e recordações

No próximo dia 17 de outubro, Dom Getúlio, nosso Bispo emérito, completará 82 anos de vida. Para celebrar data tão especial, será realizada uma Missa em Ação de Graças na Catedral Cristo Rei, em Cornélio Procópio – PR, às 19h. Após a Santa Missa, no Salão Dom Bosco, haverá a apresentação de uma biografia de Dom Getúlio, intitulada “Dom Getúlio: vida e recordações”,de autoria do Pe. Eduardo Moreira Guimarães, Reitor do Seminário Menor Diocesano Menino Deus e Chanceler do Bispado. Você é nosso convidado!!! Confira a seguir a entrevista que o Jornal Páginas Católicas fez com o Pe Eduardo.

Pascom: Padre Eduardo, que motivo o levou a escrever sobre a biografia de Dom Getúlio? E qual a maior dificuldade encontrou para a elaboração desse livro?

Quando escrevi meu Trabalho de Conclusão de Curso na Teologia, em 2015, quis fazer uma homenagem a Dom Getúlio pelo serviço que ele desempenhou em nossa Diocese durante trinta anos. Escrevi sobre a formação dos padres no período em que ele foi nosso Bispo. Para isso, tive que fazer entrevistas, acessar vários documentos e reportagens. Quão grande foi minha surpresa quando me deparei com a história de um homem de Deus na relação com sua família, com a Sociedade do Verbo Divino, à qual pertence. Nas paróquias por onde passou e nas Dioceses onde trabalhou, Dom Getúlio é lembrado com muito carinho por todos. Pensei logo comigo: “Essa vida deve ser partilhada com todos os diocesanos e amigos” e, daí, surgiu a ideia do livro. A maior dificuldade foi a disponibilidade de tempo para escrevê-lo. Foi um período de mais ou menos quatro anos. Mas, graças a Deus, agora está concluído e será apresentado à comunidade como uma homenagem de gratidão a Dom Getúlio.

Pascom: Dom Getúlio é mineiro de Cipotânea e o senhor também. Conte-nos desta relação de Dom Getúlio e Padre Eduardo antes de vir ao Paraná e também agora como Padre nesta Diocese de Cornélio Procópio.

Dom Getúlio é presença de Deus na minha vida. Foi ele quem me fez padre. Desde pequeno, lá em Cipotânea – MG, nossa terra natal, sempre tínhamos contato nas festas de São Caetano e nas férias. Nossa proximidade cresceu quando a sobrinha de Dom Getúlio, Fezinha, me falou da possibilidade de pedir ao seu tio Bispo para eu entrar na Diocese dele. Dom Getúlio me acolheu com muito amor, bem como todos os padres da nossa querida Igreja de Cornélio, os leigos, as comunidades. De lá para cá, Dom Getúlio e eu temos partilhado muitas coisas. Ele é um pai, um amigo, um irmão. E eu tento ser um bom filho para ele. Agora, como padre, tenho a possibilidade de estar mais próximo do nosso Bispo emérito e isso me deixa muito feliz. Quando vim trabalhar na cidade de Cornélio Procópio senti, logo de início, o carinho de todos para com nosso Bispo.

Pascom: A maioria dos padres da Diocese de Cornélio Procópio foi ordenada por Dom Getúlio. O que o senhor teria a dizer a Dom Getúlio sobre o período em que ele esteve à frente desta Diocese?

Quando Dom Getúlio chegou à nossa Diocese, as coisas estavam já adiantadas. Dom José iniciou o trabalho pastoral e Dom Domingos foi um grande articulador e organizador da pastoral. Assim, Dom Getúlio continuou esse serviço de animar e encorajar as lideranças da nossa Igreja. Quando perguntei qual a maior alegria dele aqui em Cornélio, logo me disse: “São duas: ver a casa João Paulo II cheia de leigos estudando e participando dos encontros e os padres que ordenei”. Para mim, o grande legado de Dom Getúlio foi esse: a formação dos leigos e dos padres. Quando chegou, havia poucos sacerdotes diocesanos, mas como bem lembra o Pe. Gilmar Tito, no livro, Dom Getúlio é um homem que sempre acreditou na mudança. E ele mudou o rosto da Diocese e do clero. Nossos padres são uma grande família, são amigos e irmãos!

Pascom: Padre Eduardo, este é o primeiro livro que o senhor escreve. O que este livro representa para o senhor? Existem planos para novas autorias?

Esse livro é uma conquista para mim. O sentimento que me invade é de gratidão a Deus pela vida de Dom Getúlio, pela sua presença entre nós e de gratidão a todos os amigos da nossa querida Diocese: Dom Manoel, nosso Bispo, os padres que sempre me incentivam e as comunidades que sempre acolhem com alegria a nós padres. É uma homenagem a todos! Também quero agradecer à Professora Inês Bressan, que, junto comigo, participou da escrita do livro com suas sábias palavras, correções e amizade. Existem planos sim. Nossa Diocese está prestes a celebrar seu Jubileu Áureo de criação. Gostaria muito de escrever a história da nossa Igreja particular. Não sei se conseguirei.

Pascom Diocesana