Postado dia 22/09/2019 às 23:10:58

IV Congresso Vocacional do Brasil

Nos dias 05 a 08 de setembro, aconteceu o IV Congresso Vocacional do Brasil, em Aparecida – SP. Reuniram-se cerca de 700 lideranças do Serviço de Animação Vocacional de todos os estados brasileiros. O Congresso teve como tema “Vocação e discernimento” e como lema “Mostra-me, Senhor, o teu caminho” (Sl 25, 4).

A experiência de estar com outros promotores vocacionais foi enriquecedora. Muitos testemunhos, trabalhos em grupos, plenárias e muito aprendizado. As vocações são presentes de Deus para a Igreja e devem ser descobertas, incentivadas e valorizadas.

O momento forte do Congresso foi a conferência do Pe Amedeo Cencini, um padre que veio falar sobre a realidade vocacional hoje. Ele nos iluminou muito traçando-nos o perfil dos jovens e as novas exigências desse tempo que vivemos.

Durante o encontro, pudemos também homenagear o Pe Zezinho, SCJ, grande cantor do nosso país, que motivou muitos jovens a seguirem Jesus Cristo como sacerdotes e religiosos.

Ao encerrar o Congresso, fica a responsabilidade sempre maior de ir criando uma cultura vocacional nas nossas comunidades, paróquias e dioceses e, ao mesmo tempo, comunidades verdadeiramente vocacionais que valorizem todas as vocações: matrimonial, sacerdotal, religiosa, leiga e missionária.

Seja você também um promotor vocacional! Reze diariamente pelas vocações.

Pe. Eduardo M. Guimarães

Assessor Eclesiástico do SAV