Postado dia 26/07/2019 às 16:54:11

Mês Vocacional

Orientação: O Serviço de Animação Vocacional (SAV) propõe essa celebração para o primeiro final de semana do mês de agosto. Nos demais finais de semana teremos as comemorações do Dia dos Pais – Semana da Família, dia dos Religiosos, dia do Catequista. Sugerimos que nesses outros dias sejam rezadas as 10 Ave-Marias pelas vocações antes da Missa.

COMENTÁRIO A SER FEITO ANTES DA MISSA

Caríssimos irmãos e irmãs, neste dia em que comemoramos o dia do Padre, e iniciamos o mês das vocações, queremos celebrar a vida como vocação. Chamados por DEUS e guiados pelo Cristo Bom Pastor, caminhamos sempre buscando responder sim ao chamado do Mestre, acolhendo com amor e alegria a missão de evangelizar.

Todos somos vocacionados, amados por DEUS, e trazemos conosco a missão de amar.

Rezemos nesta celebração para que muitos jovens respondam com alegria ao chamado que DEUS lhes faz. Rezemos também pelas famílias, para que vivam sua vocação e a cultivem, pois é no seio da família que se encontram os futuros religiosos e os futuros sacerdotes.

Que esta celebração nos leve ao profundo questionamento que Bento XVI propôs: Se na comunidade existem vocações, é sinal que é uma comunidade com vitalidade de fé e amor. Se há vocações, é sinal que a comunidade está vivendo generosamente o Evangelho. Mas, se em nossa comunidade ainda não temos as vocações que a Igreja tanto precisa, o que podemos fazer?

Por isso, todos somos convidados a rezar as dez ave-marias pelas vocações sacerdotais, religiosas, matrimoniais, leigas e missionárias.

(Puxar as 10 ave-marias)

ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA

Irmãos e irmãs, elevemos nossa oração ao Pai e peçamos a Ele, nesse dia em que se comemora o dia do Padre, que Ele envie operários para a sua messe.

A cada invocação, todos responderão: Envia, envia Senhor, operários para a messe.

1.Senhor da messe e Pastor do rebanho, fazei com que a Igreja de Cristo, una santa, católica e apostólica, acolha agradecida os dons do Espírito Santo e saiba vivê-los com responsabilidade, santidade e unidade, nós vos pedimos.

2.Senhor da messe e Pastor do rebanho, fazei com que surjam entre os jovens numerosas e santas vocações ao sacerdócio a fim de que mantenham viva a fé em nosso Senhor Jesus Cristo pela administração dos sacramentos, nós vos pedimos.

1. Senhor da messe e Pastor do rebanho, fazei com que, por meio de Maria, vossa e nossa Mãe, não faltem vocações à vida consagrada e religiosa, nós vos pedimos:

1. Senhor da messe e Pastor do rebanho, que nos deixastes um modelo perfeito de vida familiar vivida na fé e na obediência de Vossa vontade, ajudai os jovens, que aspiram à vocação matrimonial, perseverar na fé e também transmiti-la aos seus filhos, nós vos pedimos.

1. Senhor da messe e Pastor do rebanho, fazei com que aqueles que chamais para as vocações leiga e missionária, respondam com alegria à maravilhosa missão que lhes confiais, nós vos pedimos.