Postado dia 24/06/2019 às 15:31:58

Conselho Permanente renovado se encontra pela primeira vez após a 57ª Assembleia Geral da CNBB

De 25 a 27 desta semana, acontece a 99ª reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a segunda deste ano em Brasília (DF), da qual participam a presidência da CNBB, bispos que presidem as comissões episcopais pastorais e os regionais e representantes de organismos eclesiais da Igreja no Brasil.

Trata-se da primeira reunião do Conselho Permanente após a 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil e contará com um quadro renovado de participantes após o processo de assembleias e eleições nacionais e nos 18  regionais. O  Conselho Permanente é também um espaço de construção da colegialidade entre os bispos na Igreja no Brasil.

O órgão, segundo o Estatuto e Regimento da CNBB, é responsável pela orientação e acompanhamento da entidade e dos organismos a ela vinculados. O Conselho Permanente, constituído pela presidência, presidentes das comissões episcopais e membros eleitos dos 18 conselhos episcopais regionais, também tem caráter eletivo e deliberativo.

Nesta edição da reunião, os bispos se debruçarão sobre uma extensa pauta: calendário de reuniões 2019 e 2020, eleições para as Comissões Episcopais (bispos que as integrarão), indicação para o tema da 58ª Assembleia Geral dos Bispos, a ser realizada em 2020, visitas Ad Limina – Organização por regional (visita dos bispos ao papa a cada 5 anos), projeto de Comunicação para a CNBB, Sínodo para a Pan-Amazônia, Novas comunidades, Campanha da Fraternidade 2020, entre outros.

Durante a reunião, os bispos analisam a realidade brasileira, refletem sobre a necessidade de mensagem sobre algum aspecto e sobre a divulgação ou não de uma nota, o que acontece sempre ao final da reunião.

Foto da capa: Reunião do Conselho Permanente de março deste ano.
Crédito: Assessoria de Imprensa da CNBB/Daniel Flores