Postado dia 25/04/2019 às 16:35:54

Paróquia Divino Espirito Santo faz um balanço de suas atividades

ENCONTRO PAROQUIAL DE FORMAÇAO PARA O MINISTROS EM CURIUVA

DATA: DIA 06 DE ABRIL DE 2019

No dia 06 de abril de 2019 na Paroquia Divino Espirito Santo na Comunidade de Curiúva-PR, aconteceu o encontro de Formação para Ministros, tendo seu início com um momento de oração. Na sequência foi feito a reflexão sobre Teologia e a Espiritualidade da Eucaristia e as partes da Santa Missa, logo a pós este momento foi abordado então o tema dos ministérios dentro da Igreja Católica, o ministério de ministros extraordinário da comunhão e da esperança e questões referentes a vivencia do ministério junto à comunidade. O final deste encontro se deu com a celebração da Eucaristia.

O encontro contou com a assessoria dos Padres: Pe. Alcides Andreatta; Pe. Diego Carvalho; Pe. Sidney Ferreira, assessor diocesano dos ministros.

ENCONTRO PAROQUIAL COM OS CRISMANDOS

DATA – 24  de março de 2019.

No dia de 24 de março de 2019 aconteceu um encontro paroquial com os Crismandos. Participaram ao todo 80  adolescentes e alguns jovnens e adultos. Trata-se de uma das inicitaivas da paróquia na preparaça proxima para o sacramento do crisma deste ano. Neste encontro foram abordafos os seguintes temas: O chamado de Deus; O batismo e seus compromissos e o Sacramento da Eucaristia e sua vivencia dia a dia.

O encontro para os crismandos tem o intuido de faze-los entender mais sobre o passo que eles estão dando em sua vida, visto que a Crisma é a confirmaçao batismal ou seja uma renovação de seu batismo quando feito ainda criança por vontade de sua famila, agora nessa idade nossos jovens católicos por livre e espontanea vontande vão renovar seus votos de fé perante nosa comunidade e nosso Deus, firmando compromisso de seguir na vida Cristã segundo os preceitos deixados a nós pelo nosso Senhor.

Responsavies pelo encontro: Pe. Alcides Andreatta, Coordenação Paroquial da Catequese e Catequistas da Crisma. Palestrantes: Eliseu e Toninho da cidade de Telêmaco Borba.

ENCONTRO PAROQUIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O DIZIMO EM CURIÚVA

Data: dia 17 de março de 2019

No dia 17 de abril de 2019, ocorreu o encontro de conscientização do dizimo, para maiores esclarecimentos sobre a importância da prática do dízimo por parte de cada fiel de nossa comunidade, já que é por meio dele que a Igreja se mantém em atividade, sustenta seus trabalhos de evangelização e realiza muitas obras de caridade e assistência aos menos favorecidos.  O encontro contou com  a participação dos  agentes do dizimo, membros dos conselhos das comunidades e agentes das demais pastorais, movimentos e serviços na paroquia divino espirito Santo. Os palestrantes foram o casal Renato Ribinski e Suzete Terezinha Orzechowski da cidade de Guarapuava.

DOMINGO DE RAMOS

Data: 14 de Abril de 2019.

“Os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi:

bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel;

hosana nas alturas”. Hosana quer dizer “salva-nos!”.

Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados,

filhos de Deus, membros de Cristo,

participantes da Igreja, defensores da fé católica,

especialmente nestes tempos difíceis

em que ela é desvalorizada e espezinhada”.

Na data de 14 de abril de 2019, foi celebrado o domingo de Ramos tendo início com a Santa Missa as 08h30 da manhã em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Caetê, seguindo com a procissão de Jesus e seus discípulos (representados pelos integrantes do grupo de jovens de nossa querida comunidade) até a Igreja Matriz onde foi celebrado a Santa Missa.

Foi mais uma prova de fé e devoção para nossa comunidade que contou com a presença em massa de nossos irmãos e irmãs, nesta procissão. Este foi nosso segundo ano com a encenação feita pelo nosso grupo de jovens fazendo o trajeto percorrido por Jesus do domingo de Ramos, mostrando grande empenho e força de vontade para fazer com que cada ano renovemos nossa fé.

PAIXÃO DE CRISTO

“O maior “Eu te amo” da história, foi dito em silencio em uma cruz, para provar que amor verdadeiro  é vivido e não falado”.

Na noite do dia 19 de abril nossa comunidade foi presenteada com a encenação da Paixão de Cristo, tendo seu início as 20h00. A encenação mostra todos os passos de Jesus desde a última ceia junto aos 12 apóstolos até o momento de sua ressurreição.

É o segundo ano que é feito esta pequena encenação em nossa comunidade, que é feita com muito amor e dedicação de nossos atores amadores, que se empenharam muito para nos apresentar tão lindo espetáculo, nos comovendo e fazendo também com que possamos refletir mais sobre o grande sacrifico que Jesus fez por nós, ainda que indignos de tanto amor.

Essa encenação nos faz refletir que ainda nos dias de hoje o crucificamos com a nossa falta de amor, de obediência segundo seus ensinamentos, nos mostra o quão falho ainda somos, por outro lado também nos mostra o quanto devemos ser gratos pela nossa vida e que sempre podemos e devemos ajudar o nosso irmão que passa por alguma dificuldade.

A Paixão de Cristo é misto de sentimentos, como revolta pelo ato falho de Judas que traiu nosso salvador por trinta moedas de prata, a compaixão e amor que Maria mostra em todos os momentos para com seu filho, pois sempre esteve ao seu lado em toda sua vida e no momento de maior dor e sofrimento estava lá ao seu lado e também o perdão que Jesus demonstrou ao perdoar as pessoas que o crucificaram.  Também nos mostrou também que a fé faz toda diferença mesmo já sabendo que seu destino estava traçado pela sua fidelidade e obediência ao Pai em momento algum tentou mudar isso e nunca rebelou contra a vontade de nosso Deus, dando assim sua vida para a nossa salvação.