Postado dia 26/02/2019 às 13:19:39

PASCOM participa do 9º Encontro de Coordenadores Arqui/Diocesesanos da Regional Sul 2

O assessor espiritual, Pe. Gilmar Tito, e a coordenadora da Pascom (Pastoral de Comunicação), Najylla Nogueira, da Diocese de Cornélio Procópio participaram em Piraquara, nos dias 23 e 24 de fevereiro, do 9º Encontro de Coordenadores Arqui/Diocesesanos da Pastoral de Comunicação da Regional Sul 2 da CNBB. O encontro aconteceu no Instituto Ciência e Fé e reuniu representantes da Pascom de doze Arqui/Dioceses do Paraná. No primeiro dia do encontro, os participantes tiveram palestras voltadas ao tema central da formação: “Inteligência Espiritual”. Com abordagem técnica e dinâmica o Frei Rogério Soares enfatizou a importância de uma Pascom ativa dentro das Dioceses, pois, de acordo com ele, a missão essencial desta pastoral é possibilitar a comunhão entre as outras pastorais, grupos e movimentos.  Já a segunda abordagem do tema foi feita pela psicóloga e coaching, Gleise Domingues. Com exemplos concretos ela apresentou elementos que caracterizam a inteligência espiritual. Após as palestras, aconteceu a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo referencial para a Pastoral da Comunicação no Paraná, Dom Antônio Wagner da Silva, bispo de Guarapuava.

A programação aconteceu conforme prevista até ser concluída no domingo, momento que, com o consentimento do bispo referencial, Dom Wagner, foi proposta e feita a troca de coordenação regional da Pascom. Jorge Teles, da Diocese de Guarapuava, passou a missão da coordenação regional para Antônio Kayser, da Arquidiocese de Curitiba.

A partir de agora vigora a nova composição da coordenação:

Coordenador: Antônio Kayser (Arquidiocese de Curitiba)

Província de Curitiba: Silvana Spisila (Diocese de Ponta Grossa)

Província de Maringá: Diácono Gilberto Costa dos Santos (Arquidiocese de Umuarama)

Província de Londrina: Tiago Queiroz (Arquidiocese de Londrina)

Província de Cascavel: Pe. Valdecir Bressani (Diocese de Palmas e Francisco Beltrão)

Os coordenadores sugeriram também que a Pascom Regional tenha um padre como assessor. A proposta foi acolhida pelo Pe. Antônio Wagner que vai conversar com o bispo de sua diocese para assumir esta missão.

Najylla Nogueira

PASCOM