Postado dia 24/09/2018 às 16:06:44

Missa Vocacional na Paróquia São Francisco de Assis

na Paróquia São Francisco de Assis, em Cornélio Procópio, aconteceu a Santa Missa pelas vocações, também conhecida como “Missa Vocacional”. A celebração foi presidida pelo reitor do Seminário de teologia, Padre Sidnei Ferreira e concelebrada pelo pároco Padre Sebastião Rodrigues. Durante a celebração, existe o costume de um seminarista dar um testemunho vocacional. Desta vez o seminarista Matheus Batista dos Santos, foi quem falou. Matheus é natural da cidade de Cornélio Procópio e está no segundo ano do curso de teologia.

Durante seu testemunho vocacional, o seminarista refletiu sobre o dom da vocação sacerdotal a partir de sua história vocacional, isto é, da maneira como sentiu-se chamado por Deus a discernir sua vocação.

Comparou que a vocação é uma misteriosa semente que é plantada, regada, nutrida e cresce pela ação da graça de Deus que nos ama e deseja que produzamos bons frutos, em resposta da generosidade da vocação que nos concede.

Ele destacou que, desde pequeno, motivado pela vida de piedade da família e sobretudo da presença carinhosa do padre de sua paróquia para com as pessoas, sentiu-se o desejo de ser sacerdote. Com o passar dos anos - destacou o seminarista - foi ainda animado pelo exemplo de boas amizades que, também movidas pelo mesmo desejo de dedicação plenamente a Deus, o levou a ter contato com o noviciado dos padres e irmãos palotinos. Com os noviços, participava de jogos de futsal seguido de momentos de oração, e, nessas oportunidades, podia fazer perguntas e conhecer um pouco sobre o que significaria a vocação ao sacerdócio. Foi numa dessas ocasiões que também conheceu melhor padres e seminaristas diocesanos e assim pode ter mais claramente uma decisão sobre qual caminho trilhar.

Foi então que ingressou no seminário diocesano em Cornélio Procópio, no dia 03 de fevereiro de 2011. Ao final de sua fala, reforçou à sua comunidade de origem sobre importância de se abrir ao chamado de Deus, no qual se encontra a verdadeira felicidade, seja a vocação matrimonial, sacerdotal ou religiosa. E ainda enfatizou sobre a necessidade de rezarem pelas vocações, para que sejam boas e santas.

André Ladeira

Seminarista