Postado dia 22/08/2018 às 08:30:02

Padres do Paraná participam de Encontro Regional dos Presbíteros em Londrina

Cerca de 130 padres das 18 (arqui)dioceses do Paraná, Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), estão reunidos nesta semana, de 20 a 23 de agosto, no Encontro Regional dos Presbíteros, em Londrina, na Casa de Retiros Emaús. O encontro reflete o tema: “Presbítero: um tesouro em vaso de barro” e o lema: “Para isso eu nasci e para isso eu vim ao mundo” (Jo 18,37). O encontro é organizado pelo Conselho Regional dos Presbíteros (CRP-PR), formado pelos coordenadores da Pastoral Presbiteral de cada diocese do Paraná.

O assessor do encontro é o padre Jésus Benedito dos Santos, doutor em Psicologia Social pela PUC (SP) e mestre em Filosofia pela PUC (Campinas), autor de livros como O presbítero católicoPresbítero Pastor e Nunca pare de sonhar – O presbítero que ama Jesus e sua Igreja. Na programação do encontro estão palestras, trabalhos em grupo, orações e momentos de integração.

Os padres que participam do encontro são escolhidos pelos coordenadores da Pastoral Presbiteral das dioceses. “A missão desses padres que trabalharam aqui é levar o conteúdo e trabalhar esses temas com a Pastoral Presbiteral diocesana. Aqueles que participam do regional também podem participar do nacional depois em Aparecida”, explica padre André Luis de Oliveira, coordenador da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Londrina, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz de Ibiporã.

O arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, fala da alegria da arquidiocese em receber o evento. “O clero do Paraná inteiro se reúne aqui. Assim as experiências das outras dioceses vêm para cá e eles também levam as experiências daqui, dos nossos padres, dos trabalhos que aqui são feitos.”

Dom Geremias destaca que desta forma o Paraná vai se tornando um regional em que o clero se conhece. “Não somente os bispos, mas também os padres se conhecem entre si. As práticas pastorais devagar também vão sendo divididas, vão sendo compartilhadas, isso é muito importante”, conclui.

O padre Deoclézio Wigineski, da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, um dos participantes do encontro, fala que nesses encontros a convivência e o estudo se complementam. “Os padres precisam, não só do estudo, mas também da convivência. O assessor é um estudioso da área, está levando a perceber nós mesmos, as alegrias e dificuldades, as fraquezas, as limitações e as feridas que possam ser curadas para melhor servir ao povo de Deus. Possa estar com o povo de Deus, conduzindo, orientando  o povo de Deus. Sendo sinal desse amor de Deus”, conclui o padre.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana