Postado dia 11/07/2018 às 14:23:30

ELEIÇÕES 2018: Compromisso e Esperança

Na 56ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida, os bispos brasileiros escreveram a Carta ao Povo Brasileiro, com o tema Eleições 2018: Compromisso e Esperança: “Continuemos a afirmar a nossa esperança, sem esmorecer” (Hb 10,23).

Diante da difícil realidade política que abala a Democracia, nós como Igreja devemos nos preocupar com a defesa da vida e da dignidade humana. É um apelo do Papa Francisco. Neste ano de eleições, além da participação democrática, o momento exige atenção e compromisso dos cidadãos, das instituições e das organizações que buscam a justiça e o bem comum.

A conduta antiética e individualista das principais lideranças do País, desoladora pela corrupção que revela raízes profundas, faz crescer um perigoso descrédito da população com as questões políticas, além do aumento do desemprego, da violência e da morte. Estamos percebendo a perda de conquistas sociais, o crescimento de uma política de interesse ao lucro e ao mercado, aumentando a concentração de rendas e a pobreza.

As redes sociais têm semeado discursos de intolerância, de ódio e de violência, fechadas para o diálogo e a conciliação que prejudicam a Democracia.

As eleições são um momento decisivo da participação democrática, buscando superar esta crise institucional, principalmente nos ambientes dos poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário. Não podemos abrir mão das eleições. Precisamos fazer valer a Lei 135/2010, Lei da Ficha Limpa, uma conquista alcançada com a participação da Igreja.

Neste Ano Nacional do Laicato, com o Papa Francisco, devemos ter a coragem de lutar e ser solidários com o sofrimento e a falta de esperança.

O que fazer?

Devemos buscar conhecer as propostas que combatam as dificuldades sociais, além de conhecer a história de vida dos candidatos. Não merecem ser eleitos e reeleitos os candidatos que demonstram em seus discursos os interesses econômicos e suas propostas sociais são vazias. Dos deputados, espera-se um discurso enfático na fiscalização do Executivo e que defendam leis para o bem comum.

Os Bispos do Brasil exortam a população a fazer desse momento difícil uma oportunidade de crescimento, abandonando a intolerância, o desânimo e o desencanto. E sim, assumirmos a dimensão política da fé, a serviço do Reino de Deus. Os Bispos também alertam ao perigo do Fake News, que são usados para desviarem o pensamento e prejudicarem a Democracia. Os Bispos terminam a carta com a oração: “O Senhor nos conceda mais políticos que tenham verdadeiramente a peito a sociedade, o povo, a vida dos pobres” (Papa Francisco – Evangelli Gaudium, 205). Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil, seja nossa fiel intercessora.

Acessem o texto original: http://www.cnbb.org.br/eleicoes-2018-compromisso-e-esperanca/