Notícias

Postado dia 14/06/2018 às 14:49:35

Francisco: "Acolher, conhecer e reconhecer o outro"

O Papa Francisco enviou uma Mensagem para o II Diálogo Santa Sé e México sobre a migração internacional na qual afirma que "é uma ocasião propícia para reforçar e renovar nossa colaboração e acordos para continuarmos a trabalhar juntos em favor dos necessitados e dos excluídos da sociedade".

O arcebispo D. Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados, leu a mensagem do Papa aos participantes:

“ É necessário uma mudança de mentalidade: deixar de considerar o outro como uma ameaça à nossa comodidade e passar a estimá-lo como alguém que com a sua experiência de vida e os seus valores pode nos dar muito e contribuir à riqueza da nossa sociedade. Por isso, o comportamento fundamental é acolher, conhecer e reconhecer o outro ”

“Migrante é só e isolado”

Para o Papa, “é necessária a ajuda de toda a Comunidade internacional, em todas as etapas da migração ”. E considerar que o migrante “é vulnerável, sente-se só e isolado em todas as etapas. A conscientização deste ponto é de fundamental importância para uma resposta concreta e digna a este desafio humanitário”.

Não números, mas pessoas

Na mensagem o Papa lembra que“na questão migratória não estão em jogo apenas números, mas pessoas e que estas precisam de proteção constante, independente do seu status migratório”.

Migrantes crianças e as vítimas

O Papa dirige uma especial atenção “aos migrantes crianças, às famílias, aos que são vítimas das redes de tráfico de seres humanos e aos deslocados por causa de conflitos, desastres naturais e perseguições”.

“ Todos migrantes esperam que tenhamos coragem para abater a barreira da cumplicidade cômoda e muda que agrava a sua situação de abandono e que coloquemos neles a nossa atenção, a nossa compaixão e a nossa dedicação ”

Rádio Vaticano


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias