Postado dia 23/05/2018 às 17:29:35

Padre Rafael, coordenador da ação evangelizadora participou de palestra sobre a Fake News

O povo de Deus das dioceses do Paraná é representado pelos Coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora. De nossa Diocese de Cornélio Procópio participa o padre Rafael Direito Teixeira que, nesta quarta-feira (23) em Curitiba, partilham os planos de pastoral e as Fake News. Esse encontro contou com a presença do Jornalista Elson Faxina que ministrou uma palestra sobre “Fake news e o jornalismo de paz”.

No último ano a Igreja Católica no Brasil vem discutindo e alertando a todos os cristãos quanto ao perigo de compartilharmos notícias falsas, as chamadas Fake News. Com o advento da internet e o crescimento das redes sociais, ficamos vulneráveis às notícias falsas, e elas se multiplicam a cada dia numa velocidade surpreendente. Nesse ano, no dia da Ascensão do Senhor, o Papa Francisco divulgou sua mensagem para o dia mundial das comunicações sociais, com o tema. “A verdade vos tornará livres (Jo 8,32).

As propagações das notícias falsas contribuem para gerar mal-entendidos, conflitos e até divisão entre pessoas. A nossa responsabilidade como cristãos vai em investigar a verdade. Temos que ter o discernimento e a compreensão para combatermos as notícias falsas, em especial neste ano eleitoral. A mensagem do Papa nos motiva a estarmos atentos a essa realidade e, à luz do Evangelho, colaborar na promoção e publicação de notícias que transmitam a verdade. Essa é uma atitude concreta que convém assumir para seguir Jesus, hoje, numa cultura em que a comunicação se tornou um dos elementos fundamentais para a qualidade de vida.

Paulo Bueno

Veja Fotos