Notícias

Postado dia 15/05/2018 às 08:08:55

Semana de Oração pela Unidade Cristã

Semana de Oração (SOUC), edição 2018

 
PERÍODO
 
De 13 a 20 de maio.
 
TEMA
 
O tema é inspirado no livro do Êxodo: "A mão de Deus nos une e liberta". 
 
CARTAZ
 
O cartaz (vide figura abaixo) traz pessoas em barcos que simbolizam, sobretudo nesses tempos de crise migratória, pessoas refugiadas que vivem cada vez mais à deriva dos poderes constituídos. Em muitos casos, sem políticas sociais que possam devolver a elas a dignidade roubada, essas pessoas são submetidas a situações de trabalho análogas à escravidão ou, então, comercializadas como escravas.
 
A arte alude, por um lado, que muitas dessas pessoas refugiadas contam com a "mão" de Deus que, de uma forma ou de outra, os ampara. É também a mão de Deus, presente em águas revoltas, que nos movimenta a agirmos em favor de uma humanidade que não se conforma com a violação dos direitos humanos e da dignidade de irmãos e irmãs de diferentes culturas e etnias. 
 
O barco, símbolo do movimento ecumênico, também remete à comunidade cristã, que tem como desafio navegar, ecumenicamente, rumo à unidade. Entretanto, essa unidade almejada apenas será concreta se todas as pessoas tiverem acesso à justiça, o direito de viver em seus territórios de origem e o direito de viver sua cultura e espiritualidade.
 
INTRODUÇÃO AO TEMA PARA O ANO DE 2018
 
A tua destra, Senhor, esplendorosa de poder
(Ex 15,6)
 
A região do Caribe
 
Conservando o nome de um dos grupos de seus povos indígenas – o povo Kalinago, inicialmente chamado de Carib – a região caribenha de hoje é uma realidade complexa. Sua vasta extensão geográfica inclui tanto ilhas como territórios continentais com uma rica e variada coleção de tradições étnicas, lingüísticas e religiosas. É também uma complexa realidade política com uma variedade de organizações governamentais e institucionais, desde territórios coloniais (ingleses, holandeses, franceses e americanos) até nações republicanas.
 
O Caribe atual é profundamente marcado pelo projeto pouco respeitoso de exploração colonial. Na agressiva busca de ganhos de mercado, os colonizadores organizaram sistemas brutais de comércio de seres humanos e de trabalho forçado. Inicialmente, essas práticas escravizaram, agrediram e, em certos casos, exterminaram povos indígenas da região. A isso se seguiu a escravização de africanos e a introdução de pessoas da Índia e da China.
 
Em cada estágio, os sistemas dos colonizadores tentavam tirar dos povos subjugados seus direitos inalienáveis: sua identidade, sua dignidade humana, sua liberdade e sua autodeterminação. A escravidão dos africanos não foi simplesmente um processo de transporte de trabalhadores de um lugar para outro. Numa afronta à dignidade humana dada por Deus, transformava-se em objeto de comércio uma pessoa humana, tornando um ser humano propriedade de outro. A partir da consideração dos escravizados como propriedade, vieram outras práticas que foram mais longe no tratamento desumano dos africanos. Entre essas se incluía a recusa do direito a práticas religiosas e culturais, ao casamento e à vida familiar.
 
Muito lamentavelmente, durante quinhentos anos de colonialismo e escravidão, a atividade missionária cristã na região, com exceção de uns poucos destacados exemplos, estava bem ligada a esse sistema de cunho desumano e de muitas maneiras o justificava e o reforçava. Enquanto aqueles que trouxeram a Bíblia para essa região usavam as Escrituras para justificar a subjugação do povo dominado, nas mãos dos escravizados ela se tornou uma inspiração, uma garantia de que Deus estava ao lado deles e que Deus os conduziria à liberdade.
 
O tema para a Semana de Oração pela Unidade Cristã em 2018
 
Hoje os cristãos caribenhos de diferentes tradições vêem a mão de Deus agindo para terminar com a escravidão. É uma experiência de união em torno da ação salvadora de Deus que leva à liberdade. Por essa razão, a escolha do canto de Moisés e Miriam (Ex 15, 1-21) como motivação na Semana de Oração pela Unidade Cristã em 2018 foi considerada muito adequada. É um canto de triunfo sobre a opressão. Esse tema foi assumido em um hino, A mão direita de Deus, escrito numa reunião de trabalho da Conferência Caribenha de Igrejas em agosto de 1981, e que se tornou marca do movimento ecumênico na região, traduzido para numerosos diferentes idiomas.
 
Como os israelitas, os povos do Caribe têm uma canção de vitória e liberdade para cantar e é um canto que os une. No entanto, desafios contemporâneos de novo ameaçam escravizar e de novo ameaçam a dignidade do ser humano criado à imagem e semelhança de Deus. Embora a dignidade humana seja inalienável, ela fica freqüentemente obscurecida tanto por pecados pessoais como por estruturas sociais pecaminosas. Em nosso mundo decaído, as relações sociais muitas vezes não têm a justiça e a compaixão que honram a dignidade humana. Pobreza, violência, injustiça, o vício das drogas e da pornografia e a dor, o desgosto e a angústia gerados por tudo isso são experiências que distorcem a dignidade humana.
 
Muitos dos desafios contemporâneos são em si mesmos o legado de um passado colonial e do comércio de escravos. O ferido sentimento coletivo se manifesta hoje em problemas sociais relacionados à baixa auto-estima, violência doméstica e de grupos, e relações familiares prejudicadas. Embora seja um legado do passado, esses aspectos são também exacerbados pela realidade contemporânea que muitos caracterizam como neo-colonialismo. Sob tais circunstâncias parece quase impossível para muitas das nações dessa região escapar da pobreza e do endividamento. Além disso, em muitos lugares existe um sistema legislativo residual que continua a ser discriminatório.
 
A mão direita de Deus, que tirou o povo da escravidão, deu contínua esperança e coragem aos israelitas, assim como continua a trazer esperança aos cristãos do Caribe. Eles não são vítimas de circunstâncias fora de controle. Testemunhando essa esperança comum, as Igrejas estão trabalhando juntas para prestar serviço a todos os povos da região, mas particularmente aos mais vulneráveis e negligenciados. É o que vemos nas palavras do hino: “a mão direita de Deus está semeando em nossa terra, plantando sementes de liberdade, esperança e amor”.
 
ADAPTAÇÃO DO MATERIAL NO BRASIL
 
No Brasil, este ano, o material da SOUC foi adaptado pelo Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER), de Santa Catarina. Agradecemos ao CIER e seus integrantes pelo empenho e pela colaboração.
 
 

Conteúdo para Download em PDF

http://dioceseprocopense.org.br/img/souc2018.pdf

 

 

TEMA DAS SEMANAS DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ - DE 1968 a 2018
 
Em 1968, materiais preparados em conjunto pela Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas e pelo pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos foram usados pela primeira vez.
 
1968 - Para o louvor de sua glória (Efésios 1,14).
 
1969 - Chamados à liberdade (Gálatas 5,13) | Encontro preparatório em Roma, Itália.
 
1970 - Somos colaboradores de Deus (1 Coríntios 3,9) | Encontro preparatório no monastério de Niederaltaich, na República Federal Alemã.
 
1971 -  ... e a comunhão do Espírito Santo (2 Coríntios 13,13).
 
1972 - Eu vos dou um novo mandamento (João 13,34) | Encontro preparatório em Genebra, Suíça.
 
1973 - Senhor, ensina-nos a orar (Lucas 11,1) | Encontro preparatório no mosteiro de Montserrat, Espanha.
 
1974 - Que toda língua confesse: Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2, 1-13) | Encontro preparatório em Genebra, Suíça.
 
1975 - Plano de Deus: todas as coisas em Cristo (Efésios 1,3-10) | Material de um grupo australiano. Encontro preparatório em Genebra, Suíça.
 
1976 - Seremos como Ele (João 3,2) ou Chamados a ser o que somos | Material da Conferência Caribenha de Igrejas; encontro preparatório em Roma, Itália.
 
1977 - A esperança não nos decepciona (Romanos 5,15) | Material do Líbano, no meio de uma guerra civil; encontro preparatório em Genebra, Suíça.
 
1978 - Não sois mais estrangeiros (Efésios 2,13-22) | Material de uma equipe ecumênica em Manchester, Inglaterra.
 
1979 - Servi uns aos outros para a glória de Deus (1 Pedro 4,7-11) | Material da Argentina; encontro preparatório em Genebra, Suíça.
 
1980 - Que venha o teu Reino! (Mateus 6,10) | Material de um grupo ecumênico em Berlim, República Democrática Alemã; encontro preparatório em Milão.
 
1981 - Um Espírito – muitos dons – um só corpo (1 Coríntios 12,3b-13) | Material dos Graymoor Fathers, USA; encontro preparatório em Genebra, Suíça.
 
1982 - Que todos estejam na tua casa, Senhor (Salmo 84) | Material do Quênia; encontro preparatório em Milão, Itália.
 
1983 - Jesus Cristo - a Vida do mundo (1 João 1,1-4) | Material de um grupo ecumênico na Irlanda; encontro preparatório em Céligny, Suíça.
 
1984 - Chamados a ser um pela cruz de nosso Senhor (1 Coríntios 2,2 e Colossenses 1,20) | Encontro preparatório em Veneza, Itália.
 
1985 - Da morte à vida com Cristo (Efésios 2,4-7) | Material da Jamaica; encontro preparatório em Grandchamp, Suíça.
 
1986 - Vós sereis minhas testemunhas (Atos 1,6-8) | Material da Iugoslávia - Eslovênia ; encontro preparatório na Iugoslávia.
 
1987 - Unidos em Cristo – uma nova criação (2 Coríntios 5,17 a 6,4a) | Material da Inglaterra; encontro preparatório em Taizé, França.
 
1988 - O amor de Deus afasta o medo (1 João 4,18) | Material da Itália; encontro preparatório em Pinerolo, Itália.
 
1989 - Construindo a comunidade: um só corpo em Cristo (Romanos 12,5-6a) | Material do Canadá; encontro preparatório em Whaley Bridge, Inglaterra.
 
1990 - Que todos sejam um... para que o mundo creia (João 17) | Material da Espanha; encontro preparatório em Madri, Espanha.
 
1991 - Louvai ao Senhor, todas as nações (Salmo 117 e Romanos 15,5-13 | Material da Alemanha; encontro preparatório em Rotenberg an der Fulda, República Federal da Alemanha.
 
1992 - Estou convosco sempre... Ide, portanto. (Mateus 28,16-20) | Material da Bélgica; encontro preparatório em Bruges, Bélgica.
 
1993 - Dando frutos no Espírito para a unidade cristã (Gálatas 5,22-23) | Material do Zaire; encontro preparatório em Zurich, Suíça.
 
1994 - A casa de Deus: chamados a ser um no coração e na mente (At 4,23-37) | Material da Irlanda; encontro preparatório em Dublin, República da Irlanda.
 
1995 - Koinonia: comunhão em Deus e uns com os outros (João 15,1-17) | Material de Fé e Ordem; encontro preparatório em Bristol, Inglaterra.
 
1996 - Eis que estou à porta e bato (Apocalipse 3, 14-22) | Material de Portugal; encontro preparatório em Lisboa, Portugal.
 
1997 - Em nome de Cristo, reconciliai-vos com Deus (2 Coríntios 5,20) | Material do Conselho Ecumênico Nórdico; encontro preparatório em Estocolmo, Suécia.
 
1998 - O Espírito socorre a nossa fraqueza  (Romanos 8,14-27) | Material da França; encontro preparatório em Paris, França.
 
1999 - Deus habitará com eles. Será seu Deus e eles serão seu povo (Apocalipse 21,1-7) | Material da Malásia; encontro preparatório no mosteiro de Bose, Itália.
 
2000 - Louvado seja Deus, que nos abençoou em Cristo (Efésios 1,3-14) | Material do Conselho de Igrejas do Oriente Médio; encontro preparatório em La Verna, Itália.
 
2001 - Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14,1-6) | Material da Romênia; encontro preparatório em Vulcan, Romênia.
 
2002 - Em ti está a fonte da vida (Salmo 36,5-9) | Material do CEEC e CEC; encontro preparatório perto de Augsburg, Alemanha.
 
2003 - Trazemos este tesouro em vasos de argila (2 Coríntios 4,4-18) | Material das Igrejas da Argentina; encontro preparatório em Los Rubios, Espanha.
 
2004 - Eu vos dou a minha paz (João 14,23-31 e João 14,27) | Material de Aleppo, Síria; encontro preparatório em Palermo, Sicília.
 
2005 - Cristo, o único fundamento da Igreja (1 Coríntios 3,1-23) | Material da Eslováquia; encontro preparatório em Piestany, Eslováquia.
 
2006 - Quando dois ou três se reúnem em meu nome, eu estou no meio deles (Mateus 18,18-20) | Material da Irlanda; encontro preparatório em Prosperous, Co. Kildare, Irlanda.
 
2007 - Ele faz os mudos falarem e os surdos ouvirem (Marcos 7,31-37) | Material da África do Sul; encontro preparatório em Faverges, França.
 
2008 - Orai sem cessar (1 Tessalonicenses 5, 12a. 13b- 18) | Material dos USA; encontro preparatório em Graymoor, Garrison, EUA.
 
2009 - Unidos em tua mão (Ezequiel 37, 15-28) | Material da Coréia; encontro preparatório em Marselha, França.
 
2010 - Vós sois testemunhas disso (Lucas 24,48) | Material da Escócia; encontro preparatório em Glasgow, Escócia.
 
2011 - Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. (Cf Atos 2,42) | Material da Jerusalém; encontro preparatório em Saydnaya, Síria.
 
2012 - Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo (cf 1 Coríntios 15, 51-58) | Material da Polônia; encontro preparatório realizado em Varsóvia, Polônia.

Acervo do CONIC

Semana de Oração, edição 2013:
 
Semana de Oração, edição 2014:
 
Semana de Oração, edição 2015:
 
Semana de Oração, edição 2016:
 
Semana de Oração, edição 2017:
 
Semana de Oração, edição 2018:


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias