Postado dia 28/03/2018 às 11:13:24

Cavalgada penitencial movimentou Figueira

Durante a Quaresma, no domingo Laetare (da alegria), no dia 11 de março aconteceu uma cavalgada penitencial na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Figueira-PR, na Diocese de Cornélio Procópio. A prática das cavalgadas faz parte do costume da região, tanto nas festas do lugar, como no hábito de andar a cavalo por lazer.

O pároco, Pe. Diego Carvalho Dias conta que a iniciativa surgiu a partir da experiência de ir a cavalo para celebrar a Eucaristia em uma capela. No percurso, ele e o ministro da Eucaristia que foi junto tiveram a ideia. “Porque não unir esta tradição da nossa região à via sacra, uma tradição tão bonita da nossa Igreja. Decidimos, colocamos na agenda e fizemos esta experiência que foi muito positiva”, explica Pe. Diego.

A cavalgada reuniu cerca de 25 cavaleiros, entre crianças, adolescentes, famílias e adeptos desta herança cultural da região. Teve início na cidade, na Capela São José Operário e percorreu até a capela rural Sagrado Coração de Jesus, numa distância de doze quilômetros.

De acordo com o pároco, várias pessoas da comunidade incentivaram a ação, outras ficaram receosas devido à novidade, mas que ao fazer a experiência percebeu-se o quanto ela foi benéfica e a finalidade cumprida. “Creio que o objetivo maior seria motivar as pessoas e que são adeptas a esta cultura a se aproximarem da Igreja através desta tradição. Houve pessoas que foram e que não eram assíduas na participação na comunidade e que acabaram aderindo e possivelmente depois vão se motivar a participarem mais da nossa comunidade a partir desta iniciativa”, concluiu o padre. (Por: Ir. Viviani Moura)