Postado dia 29/01/2018 às 14:24:22

Diocese de Palmas/Francisco Beltrão sedia encontro da Pascom

Nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2018, sábado e domingo, respectivamente, a cidade de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, será sede do 8º Encontro Regional dos Coordenadores da Pascom.

A intenção dos trabalhos nesta edição, conforme os coordenadores, é dar continuidade aos projetos desenvolvidos até agora e articular com mais qualidade a Pastoral da Comunicação (Pascom) no Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Afinar a comunicação na Igreja Católica do Paraná também faz parte dos projetos.

Para o encontro, são convocados todos os coordenadores arquidiocesanos e diocesanos da Pascom, do Paraná. Também são convidados os jornalistas e/ou assessores de imprensa e profissionais ligados à área de comunicação nas arquidioceses e dioceses, além de representantes das emissoras de rádio católicas do Paraná.

A organização e logística do evento, serão por conta da Pascom da diocese de Palmas-Francisco/Beltrão. O local escolhido para o encontro foi o Centro de Formação Divino Mestre na cidade de Francisco Beltrão. Os trabalhos começam no sábado, dia 24 de fevereiro, com almoço. O investimento será de R$200,00 (duzentos reais) por pessoa. Neste valor, estão incluídos alojamento e alimentação. A taxa deverá ser paga quando da chegada à Casa de Formação. As inscrições devem ser confirmadas até o dia 5 de fevereiro através do e-mail: jornalismo@centralcultura.com.br.

Nesse encontro, conforme informações dos organizadores; serão tratados de detalhes sobre o Encontro Nacional da Pascom (2018), 3º Mutirão Regional de Comunicação (Muticom Paranaense – marcado para 2020), planejamento para participação do Regional no Mutirão Brasileiro em Goiânia (2019).

Também haverá espaço para troca de informações e discussões dos projetos realizados nas dioceses e paróquias. Nesta ocasião, a coordenação do evento destaca que os participantes poderão preparar uma breve exposição em powerpoint para ser mostrada aos demais.

Na tarde de sábado, dia 24 de fevereiro, a exemplo de encontros anteriores, será realizado um momento de formação. Desta vez, o professor Guilherme Nunes discorrerá sobre oratória: “Falar em público com maestria, deixando os medos de lado e desenvolvendo a capacidade de se expressar”.

Poderão participar até 5 (cinco) pessoas por diocese. Mais informações com Jorge Teles – telefone (42) 3623-6423 ou (42) 9-9121-2127.

Sábado (24/02)

11h30 – Recepção e Alojamento

12h – Almoço

13h30 – Abertura

Oração de Abertura

Acolhida aos participantes

Apresentação dos participantes

14h – Início dos trabalhos

Tema da Formação: Oratória – “Falar em público com maestria, deixando os medos de lado e desenvolvendo a capacidade de se expressar” – Por: Guilherme Nunes.  – Guilherme possui MBA em Liderança e Coaching pela UNOPAR, graduação pelo Centro Universitário Internacional. Tem experiência na área de Administração, com ênfase na área comercial, pós-venda e compras desde 2012. Palestrante na área motivacional, atuante em organizações do terceiro setor, em hospitais, e empresas privadas. Instrutor de curso de oratória, atuante em vários públicos como: Vereadores, vendedores, secretários de município, dentistas, agrônomos e empresários.

15h30 – Intervalo

16h – Continuidade da Formação

17h30 – Encerramento da formação

18h – Missa

19h30 – Jantar

20h30 – Trabalhos em Grupos

GRUPO 1 – Coordenações arquidiocesanas e diocesanas da Pascom e assessorias de imprensa das arquidioceses e dioceses:  Momento de partilha da caminhada da Pascom. GRUPO 2 – Representantes das emissoras de rádio: avaliação da caminhada das rádios no Paraná e partilha (Quem migrou. Quem está migrando. Como foi o processo – é um dos temas que pode ser exposto no grupo). Proposta para em 2018 ser realizado o I Congresso da RCR PR. Outros assuntos pertinentes ao meio rádio.

21h30 – Repouso

Domingo (25/02)

07h30 – Café

08h às 11h – Trabalhos

Pauta:

– Oração

– Avaliação do II Muticom Regional (Curitiba 2017)

– Definição do local do III Muticom Regional (2020) – sugestões de     tema – palestras – oficinas e afins.

– 10h – Intervalo

– 10h15 – retomada da pauta de trabalho

– Propostas para participação no Encontro da Pascom (Aparecida – 2018), do Regional no Mutirão Brasileiro (2019) – Goiânia GO

11h – Missa de encerramento