Postado dia 13/11/2017 às 16:40:28

Diocese de Cornélio Procópio realizou formação para Campanha da Fraternidade 2018

A Diocese de Cornélio Procópio, realizou no último dia 11 de novembro, a formação do clero, religiosos, leigos e leigas sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2018, “Fraternidade e Superação da Violência”. Essa preparação se faz necessário para capacitar e orientar as lideranças da Igreja diante de um tema tão presente na vida de cada brasileiro.

O Capitão Juarez Saldanha do 18º Batalhão da Policia Militar apresentou as estatísticas na área da Diocese. Demonstrou a realidade vivenciada pela população em cada município. Ficou claro para todos que em algumas cidades houve redução da criminalidade. Em outras houve crescimento.

De acordo com o Policial Militar, a vulnerabilidade é um dos fatores que favorece o ato criminoso.  Em contrapartida, pistas para prevenção foram apresentadas. O importante é que cada cidadão esteja sempre consciente dos riscos encontrados no dia a dia.

Dom Manoel João Francisco, Bispo da Diocese, falou sobre a importância da reflexão feita, e indicou que um dos caminhos a ser percorrido é o da não-violência ativa, organizando-nos para resistir a banalização da violência.

A formação seguiu o método VER, JULGAR E AGIR. As duas últimas etapas foram apresentadas pelo Padre Diego Carvalho Dias da Paróquia Senhor Bom Jesus de Figueira.

No momento do AGIR, a assembleia foi dividida em grupos para trabalhar com os temas: Violência e juventude; Violência doméstica; Violência Religiosa e Racial; Violência no campo, contra os povos tradicionais e meio ambiente; Crime, justiça e Direitos humanos; Exploração sexual e tráfico humano; e Violência Urbana e drogadição. Cada grupo ficou responsável por uma apresentação criando uma dinâmica para poder ajudar na compreensão do tema.

A campanha

Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a CF 2018, além de mapear a violência, colocará também em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo. A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil. Esse tema já foi discutido na década de 80, num contexto em que o país vivia a ditadura militar que foi possível mapear diversas formas de violência.

O lema da CF 2018 “Vós sois todos irmãos” foi extraído do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus, no qual Jesus repreende os fariseus e mestres da lei, por suas práticas não serem coerentes com os seus discursos. “Os fariseus e mestres da lei valorizavam a sociedade hierarquizada. Jesus propõe-lhes então um novo modelo mais comunitário e fraterno “Vós sois todos irmãos”.

O lema da Campanha da Fraternidade 2018 é um convite para a superação da violência por meio do reconhecimento de que cada ser humano é irmão do outro ser humano. Se assim é, então não se pode deferir contra ele atos de violência.

Paulo Bueno / E informações CNBB