Postado dia 19/09/2017 às 08:40:32

III Congresso de Animação Bíblico-Catequética

No último dia 16 de outubro a comunidade catequética se encontrou para mais um momento dedicado ao aprendizado, partilha e espiritualidade durante o III Congresso Diocesano de Animação Bíblico-catequética, realizado na Casa João Paulo II com a participação de mais de quinhentos catequistas das diversas comunidades paroquias da Diocese de Cornélio Procópio.

Não é possível pensar a catequese sem o exemplo maior de fé, amor, doação, obediência e sacrifício personificados em Maria, que com seu sim apresentou Cristo ao mundo. Nesse espírito iniciou o encontro, invocando a presença daquela que é a primeira catequista, de maneira especial relembrando e celebrando os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, um momento de oração preparado pelo grupo de teatro da comunidade de Jataizinho, “Hoje se faz presente como luz aos desafios da Nova Evangelização.”.

O III Congresso teve como tema “Catequese Mistagógica a serviço da Nova Evangelização”, apresentado de maneira clara e objetiva pelo Bispo Diocesano Dom Manoel João Francisco, “Mist+agogia = mistério + introdução, a introdução ao mistério de Deus, o trabalho catequético é criar o clima diante do belo, do maravilhoso, que é o mistério de Deus, é se encantar e fazer encantar como uma criança diante da palavra de Deus!”, explicou.

Além do momento introdutório com Dom Manuel a programação do encontro trouxe oficinas que abordaram a mistagogia do ano litúrgico, Tempo do Advento, Tempo Comum, Tempo da Páscoa e a Utilização de Dinâmicas para a evangelização, preparados carinhosamente para proporcionar aos catequistas momentos de interação e partilha de novas experiências junto as diversas comunidades paroquiais da diocese. “As oficinas foram preparadas com a finalidade de demostrar as possibilidades da ação mistagógica, a luz da Palavra de Deus, nos encontros com os catequizandos, de forma que as experiências possam ser repetidas se adequando as realidades das paróquias.”, disse a catequista Vera Lúcia de Santa Mariana.

Um dos grandes momentos foi o lançamento do Itinerário Catequético Diocesano, distribuído gratuitamente a todos os participantes, o livro elaborado coletivamente e organizado pela equipe diocesana, que servirá como ponto de apoio para as coordenadores paroquias e catequistas junto ao trabalho catequético, “O livro é uma compilação de experiências vividas nos encontros de formação junto as paróquias, servindo como ponto de apoio e orientação para a mistagogia no processo de evangelização.”, declarou a Irmã Magali Gavazzoni durante a apresentação.

Para encerrar o III Congresso Diocesano de Animação Bíblico-catequética em sintonia de oração, a Santa Missa em Ação de Graças, celebrada por Dom Manuel e concelebrada pelo Bispo Emérito Dom Getúlio, Padre Lima e Padre Sidnei, encerrando com a benção de envio.

A Diocese de Cornélio Procópio na pessoa de Dom Manual – Bispo, Padre Lima – Assessor Diocesano e Irmã Magali – Animação Bíblico-catequética agradecem a participação e o empenho das comunidades paroquiais na realização de mais um congresso, “Fiquei sabendo da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor de vocês para com todos os cristãos. Por isso, não cesso de dar graças a respeito de vocês quando os menciono em minhas orações.” Efésios 1:15-16.

Mais fotos:

José Ricardo Lima MTB 9427