Postado dia 14/09/2017 às 15:14:57

Depoimento vocacional

Fazer um depoimento vocacional é expressar o sentimento de alegria em se sentir chamado. Uma alegria que vem de Deus, pois o chamado também vem Dele. A vocação de Deus é nos chamar. Ele chamou a tantos homens e mulheres ao longo da história humana, que hoje contamos com um belo acervo vocacional que revela o plano de amor divino para com sua criação. E em meio a tantos chamados, alguns nos chamam a atenção.

Entrevistado Leonardo de Sá e silva, seminarista do propedêutico, do Seminário Menino Deus, em Cornélio Procópio.

Leonardo de Sá e Silva é natural da cidade de Assaí. Atualmente a sua família reside na cidade de Nova Santa Bárbara.

Como surgiu o chamado a Vocação Sacerdotal?

O chamado a vocação sacerdotal, surgiu durante uma confissão, com meu pároco, Padre Gilmar Tito Ribeiro, na cidade onde atualmente reside minha família.

Quando você realmente de fato decidiu ingressar no seminário?

Minha decisão de ingressar no seminário foi quando minha mãe (Silvone Rosa de Sá) me perguntou se eu não tinha interesse de conhecer o seminário. No momento, não dei muita atenção na pergunta dela (disse que não estava interessado naquele assunto). Mas passados alguns dias fiquei com aquela idéia na cabeça e decidi fazer uma experiência.

Sua família o apoia?

A maioria sim.

Porque você quer ser Padre?

Por um único e simples motivo, levar para aqueles que mais necessitam a “Palavra de Deus”.

Quem foi a grande incentivadora de sua vocação?

A “grande” incentivadora de minha vocação foi e continua sendo minha mãe.

Como você vê a importância de um Padre, na vida de uma comunidade?

O padre é aquela pessoa que se sacrifica pela sua comunidade pelo seu rebanho, ele é responsável por pastorear suas ovelhas, indicar o caminho correto a elas. Padre é simplesmente o Pai espiritual de sua comunidade, é a ponte que as pessoas necessitam para chegar a Deus, e também é responsável por conduzi-las à comunhão com Deus. Hoje posso compreender melhor que o Padre sempre será motivo de inspiração para alguém.

Qual o conselho você daria para jovem que querem entrar no seminário?

Primeiramente que o vocacionado se apegue à “oração”, pois a oração deve fazer parte de sua vida. A oração irá ajudar a se manter firme no seminário, o ajudará a perceber claramente que é Deus que chama para esse serviço tão belo que é o sacerdócio. Faça as coisas com amor faça de coração, não se importe com críticas negativas, respeite seu formador, ele é o grande responsável por guia-lo nessa fase inicial de sua vida de seminário. A vida no seminário não é muito diferente dá vida ai fora, sempre haverá regras em ambos os ambientes, haverá metas, as dificuldades sempre vão ter, sempre se esforce e de o seu melhor, porque Deus sempre está junto quando eles nos chama.

Jovem, posso te fazer uma pergunta: se Deus estivesse te chamando nesse momento qual seria sua reposta?

Não deixe de procurar nosso seminário. Estamos aqui e esperamos por você. Junte- se a nós!

REZEMOS PELAS VOCAÇÕES:

Senhor Jesus, Redentor nosso,
Tu nos chamas desde a eternidade a participar de Teu infinito amor.
Suscita no coração dos nossos jovens, o ardente desejo à vida consagrada e ao sacerdócio.
Desperta os que estão adormecidos. Ilumina os que estão indecisos. Sustenta os que já optaram.
Torna nossas comunidades fontes vivas de vocações, e dá forças à Tua Igreja para que as acolha, oriente e as oferte no altar da consagração.

Amém