Postado dia 04/09/2017 às 15:22:32

Missão diocesano é marcada por muita emoção em Uraí

Com a exortação apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho), o Papa Francisco pediu para a Igreja levar às pessoas a Boa Nova de Jesus. Com esse objetivo, o Conselho Missionário Diocesano realizou no município de Uraí-PR, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida XV Missão Paroquial. Foram três dias repletos de atividades e desafios.

Na sexta-feira (01), aconteceu a missa de abertura das Missões, celebrada pelo Bispo emérito Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD, e concelebrada pelos Padres: Almilton Sampaio – Pároco de Uraí, Aparecido Francelino e o assessor do COMIDI e IAM Pe. Alcides Andreatta.

No sábado (02), os missionários realizaram a oração da manhã a partir do texto de Lucas 1, 39-45. Em seguida, foram divididos em grupos e  saíram para levar o evangelho e anunciar Cristo às famílias. Crianças, adolescentes e adultos percorreram a cidade, em um trabalho de dedicação e carinho pela evangelização. No momento de avaliação, após o almoço, foi possível ver a satisfação de cada participante ao relatar detalhes das visitas. A maioria das pessoas receberam com muita hospitalidade os missionários, abrindo as portas de suas casas.

Outro momento marcante, foi a visita aos doentes, realizada por Dom Getúlio e Padre Alcides. Os enfermos demonstraram muita gratidão e esperança no restabelecimento da saúde. Com limitações impostas pela frágil saúde, muitos ficam em casa, e a presença do presbítero, levando a unção dos enfermos, possibilita esse encontro com Cristo. Cenas memoráveis, marcadas por muita emoção.

No final do dia os missionários realizaram uma caminhada, que se encerrou na frente da igreja matriz. Os paroquianos realizaram um louvor na Praça da Igreja e vivenciaram a noite Mariana por meio da encenação e recitação do terço.

No domingo (3) foi organizado uma Reflexão Missionária, depois uma procissão até a igreja, onde aconteceu a missa de encerramento e envio dos missionários às suas comunidades.

“A missão não é uma tarefa entre as várias da Ação Católica. É a tarefa. A Ação Católica tem o carisma de levar adiante a pastoral da Igreja. Se a missão não for a sua força distintiva, se distorce a essência da Ação Católica, e se perde a sua razão de ser”, Papa Francisco.

Agradecimentos

O acolhimento preparado pelos paroquianos foi de extrema importância para o sucesso das missões. Agradecendo de forma especial as famílias que abrigaram os missionários, os membros da igreja que ficaram responsáveis pela cozinha e organização do evento e o incentivo e poio do Padre Amilton Sampaio.

Paulo Bueno

Pascom