Postado dia 13/05/2017 às 14:23:15

Reunião do Conselho Diocesano aborda atual momento do País

Em São Sebastião da Amoreira, neste dia 13 de maio, aconteceu o segundo encontro do ano do Conselho Diocesano Pastoral. O conselho tem como objetivo alinhar ideias e debater temas que são tratados no dia a dia da igreja nas paróquias.

Neste encontro foi apresentada uma palestra sobre as reformas das leis que estão acontecendo no país, entre elas: Leis Trabalhistas, Reforma Previdenciária e a lei de Terceirizações. Para auxiliar juridicamente, o advogado Fabrício Pelizer Gregório, de Assaí-PR, foi convidado para apresentar os temas.

Drº Fabricio abordou temas técnicos, com explanações voltadas às alterações propostas pelo Governo, e a que já foi aprovada, no caso das Terceirizações. Um tema tão atual é importante para que as lideranças da Igreja fiquem cientes das propostas de mudanças apresentadas.

Destacamos entre as mudanças, os impactos causados pela possível aprovação da Reforma Trabalhista, com a proposta, os trabalhadores rurais estarão à margem da lei, sendo, que da forma que está sendo apresentada, eles praticamente perderiam quase 20% do ganho, ou pagariam em uma espécie de desconto do patrão pelo fornecimento da moradia, nos casos em que a alimentação é cedida, garante o empregador um desconto maior, que pode chegar ao total de 45%.

Os esclarecimentos se fazem necessário principalmente com o foco para as famílias humildes que sofrerão de forma impactante, com isso esse tema desperta os cristãos para esse novo momento que vive o país.

Apresentações de pastorais e movimentos

Em um segundo momento da reunião, após o almoço, foram realizadas apresentações de duas pastorais da Diocese. Entre elas a Pastoral da Criança, demonstrou um pouco dos trabalhos que são realizadas.

A coordenação da Renovação Carismática Católica (RCC) apresentou os trabalhos com o foco nas Urgências. Detalhando os trabalhos que são realizados.

O assessor espiritual da Pastoral Social diácono Diego, realizou a apresentação do objetivo do encontro estadual que aconteceu em Foz do Iguaçu. Ele esclarecer que a metodologia do encontro foi do VER, JULGAR e AGIR.  Yassuo Kuriak também usou a palavra para abordar o projeto de parceria com a Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) e a União dos Conselhos (UNICON) onde visa cadastrar as famílias carentes de Cornélio Procópio e sistematizar dados sobre as pessoas carentes que são atendidas pelas pastorais e órgãos de atendimento da população.

O Bispo Diocesano Dom Manoel João Francisco usou a palavra para abordar a Assembleia dos Bispos do Brasil, que duraram 10 dias em Aparecida-SP. Ao final do encontro, Padre Elcio José fez a apresentação dos recados, entre eles o convite para a Festa da Unidade. Dom Manoel aproveitou a oportunidade para orientar os diocesanos a participarem e organizar caravanas para participarem em Nova Fátima no dia 25 de junho.

A próxima reunião do Conselho Diocesano Pastoral acontece em 12 de agosto na cidade de Sertaneja.

Paulo Bueno - Pascom

Veja Fotos