Postado dia 13/05/2017 às 14:23:15

Reunião do Conselho Diocesano aborda atual momento do País

Em São Sebastião da Amoreira, neste dia 13 de maio, aconteceu o segundo encontro do ano do Conselho Diocesano Pastoral. O conselho tem como objetivo alinhar ideias e debater temas que são tratados no dia a dia da igreja nas paróquias.

Neste encontro foi apresentada uma palestra sobre as reformas das leis que estão acontecendo no país, entre elas: Leis Trabalhistas, Reforma Previdenciária e a lei de Terceirizações. Para auxiliar juridicamente, o advogado Fabrício Pelizer Gregório, de Assaí-PR, foi convidado para apresentar os temas.

Drº Fabricio abordou temas técnicos. As explanações foram voltadas às alterações propostas pelo Governo, e para a lei da terceirização, já aprovada. Um tema tão atual é importante para que as lideranças da Igreja fiquem cientes das propostas de mudanças possam se posicionar e agir com conhecimento de causa

Destacamos entre as mudanças, os impactos que serão causados pela possível aprovação da Reforma Trabalhista, especialmente aos trabalhadores rurais. Pela proposta que está sendo apresentada, eles perderão quase a metade do que hoje têm direito. O patrão poderá descontar do salário até 45% pelo fornecimento da moradia, da alimentação e do transporte. Os esclarecimentos se fazem necessários, pois as famílias humildes, maior parte da população de nossa diocese, serão as primeiras vítimas. Nossos agentes de pastoral, movidos pela fé, não podem ficar indiferentes diante novo momento que vive o país.

Apresentações de pastorais e movimentos

Em um segundo momento da reunião, após o almoço, foram realizadas apresentações de duas pastorais da Diocese. A Pastoral da Criança monstrou um pouco dos trabalhos que são realizados.  A coordenação da Renovação Carismática Católica (RCC) apresentou os trabalhos com o foco nas Urgências, detalhando os trabalhos que são realizados.

O assessor espiritual da Pastoral Social diácono Diego, realizou a apresentação do objetivo do encontro estadual que aconteceu em Foz do Iguaçu. Ele esclareceu que a metodologia do encontro foi a do VER, JULGAR e AGIR.

Yassuo Kuriak também usou a palavra para abordar o projeto de parceria com a Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) e a União dos Conselhos (UNICON). Este projeto visa cadastrar as famílias carentes de Cornélio Procópio e sistematizar dados sobre as pessoas que são atendidas pelas pastorais e órgãos de atendimento da população.

O Bispo Diocesano Dom Manoel João Francisco usou a palavra para abordar a Assembleia dos Bispos do Brasil, que durou 10 dias em Aparecida-SP. Ao final do encontro, Padre Elcio José fez a apresentação dos recados, entre eles o convite para a Festa da Unidade. Dom Manoel aproveitou a oportunidade para orientar os diocesanos a participarem e organizarem caravanas para estarem em Nova Fátima no dia 25 de junho.

A próxima reunião do Conselho Diocesano Pastoral acontecerá em 12 de agosto na cidade de Sertaneja.

Paulo Bueno - Pascom

Veja Fotos