Postado dia 08/05/2017 às 13:54:40

Caminhada da Diocese de Cornélio Procópio em relação à catequese de Iniciação à vida cristã

A Pastoral de Animação Bíblico-catequética da Diocese vem fazendo uma excelente caminhada de aprofundamento, reflexão e buscando colocar em prática o método de Iniciação à Vida Cristã.

Neste artigo partilharemos a caminhada de 2016 e as perspectivas para 2017, a fim de que todos possam acompanhar e fazer o processo, pois formamos uma grande comunidade de fé.

Em 2016 foram realizados: 02 encontros de formação em 23 paróquias e 01 dia de estudo em cada setor, objetivando

ampliar o conhecimento do método de Iniciação à Vida Cristã e aprofundar o Querigma/evangelização. A Coordenação realizou 03 reuniões ampliadas com os Coordenadores Paroquiais e 08 reuniões apenas com a Coordenação Diocesana, fomentando a articulação do trabalho e unidade diocesana. Aconteceram 08 encontros da Escola Catequética para estudo bíblico e metodológico. Foram criados 23 grupos de whastapp e o facebook da catequese para facilitar assessorias, orientações e fomentar a partilha e troca de experiências. Os catequistas foram orientados e receberam auxílio para elaborarem o Planejamento Catequético Paroquial, pois a maioria das comunidades fazia apenas um calendário.

As paróquias celebraram e continuam celebrando os ritos próprios: Apresentação/Entrada; Eleição, Purificação/Iluminação; Imediata; Entrega das orações e Rito do Sacramento. Foi incluso a celebração de compromisso e para 2017 a celebração de passagem.

Um destaque do ano de 2016 foi a celebração do II Congresso Diocesano e o jubileu dos catequistas, tendo a participação de um grande número de pessoas.

Em 2016 a Coordenação elaborou o material Catequese Familiar, que está sendo trabalhado esse ano em 23 paróquias com os pais dos catequizandos, almejando incluir a família ainda mais no processo de Iniciação à Vida Cristã.

Os catequistas das paróquias estudaram e ajudaram a elaborar as Diretrizes Diocesanas da Catequese, que futuramente será aprovada e vivida em toda Diocese.

A Coordenação escreveu artigos mensais neste veículo de comunicação, para auxiliar a comunidade conhecer o método de Iniciação.

O Secretariado Diocesano tem uma sala para catequese, na qual a articuladora está disponível para assessorar, orientar e auxiliar todos os catequistas, capelas e paróquias.

Em 2017 a proposta é de 01 momento de formação em cada paróquia e 01 período de formação setorial; 08 encontros da escola catequética; realização do III Congresso Diocesano e aprofundamento sobre a Mistagogia.

Com a graça de Deus, o trabalho das coordenações e catequistas, o apoio dos bispos e sacerdotes vamos modificando o jeito de viver a catequese em nossa Diocese.

Ir. Magali Gavazzoni, FCM

Articuladora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética