Notícias

Postado dia 17/12/2016 às 11:45:19

Papa pede velhice 'tranquila e fértil' ao completar 80 anos

O papa Francisco completou 80 anos neste sábado (17) e celebrou uma missa com 60 cardeais no Vaticano, cerimônia na qual descreveu a velhice como uma etapa da vida com "sede de sabedoria" e pediu que a sua seja "tranquila e fértil".

"Há alguns dias me veio à mente uma palavra que parecia feia: velhice. Assusta também. Lembro do que me disseram: a velhice é a sede de sabedoria. Esperemos que para mim também", afirmou o pontífice na missa, realizada no Palácio Apostólico.

"A velhice é tranquilidade, religiosa e também fértil. Rezai por mim, para que minha velhice seja assim: tranquila, religiosa, fértil e também alegre", pediu Francisco aos cardeais presentes.

O papa concluiu a homilia acrescentando que, em qualquer caso, um "pouco de sentido de humor ajuda a seguir adiante".

Antes do início da celebração, o decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, de 89 anos, repassou ao pontífice o tradicional desejo "Ad multos annos" (por muitos anos), uma expressão litúrgica usada também para expressar uma felicitação.

Apesar de no Vaticano ser mais frequente celebrar as onomásticas do que os aniversários, Francisco recebeu nesses dias várias mostras de carinho, como na última quarta-feira, quando os fiéis da audiência-geral lhe desejaram um feliz aniversário.

Francisco brincou, ao responder que em seu país, na Argentina, parabenizar alguém antes do tempo dá azar.

O dia do aniversário, porém, será normal para o papa, que deve manter sua agenda. Hoje, Francisco se reúne com a presidente de Malta, Maria Louise Coleiro Preca, e com o governador regional da Congregação para os Bispos, Marc Ouellet.

Agência EFE


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias