Artigos de Dom Manoel João Francisco Dom Manoel João Francisco - Bispo Emérito

Postado dia 25/10/2016 às 16:32:04

Quinto Centenário da Reforma Protestante

No próximo dia 31 de outubro terão início as comemorações do Quinto Centenário da Reforma Protestante. Vai ser em Lund, e Malmö, cidades, do sul da Suécia, historicamente marcadas pela presença protestante.

A convite da Federação Luterana Mundial (FLM), o Papa Francisco vai estar presente. Juntamente com o Reverendo Munib A. Younan,  bispo luterano de Jerusalém e Presidente da FLM, vai presidir a celebração que terá lugar na catedral de Lund. Após a celebração será assinado um documento onde se afirmará que “enquanto luteranos e católicos continuam buscando a unidade, nada impede que dêem o testemunho comum da alegria, da beleza e do poder transformador da fé, especialmente no serviço aos pobres, aos marginalizados e aos oprimidos”. Em Malmö, num estádio, que pode acomodar até dez mil pessoas, vai acontecer uma grande concentração, intitulada “Juntos na esperança”. Ali, além de muitas atrações vai ser assinado um acordo de cooperação entre a Caritas Internacional, organismo da Igreja católica e o World Service, organismo diaconal da Federação Luterana Mundial. Querem, com este gesto, motivar seus fiéis, e outras pessoas de boa vontade, a se engajar num serviço compassivo e amoroso ao próximo em um mundo ferido e fragmentado por conflitos, violência e destruição ecológica.

Comentando este acontecimento, o Pastor André Birmelé, professor emérito de teologia sistemática em Estrasburgo (França), afirmou que “o fato de o Papa discursar em tal celebração é um evento extraordinário do qual ninguém ainda pode medir o verdadeiro porte eclesial. Nós só podemos agradecer a Deus e nos alegrar com esse novo passo concreto no caminho da unidade”. Além do Pastor André Birmelé, outras personalidades têm demonstrado sua alegria com a presença do Papa Francisco em Lund. Por exemplo: Dom Anders Arborelius, bispo católico de Estocolmo, capital da Suécia e Antje Jackélen, arcebispa luterana de Uppsala, também na Suécia, em um artigo conjunto, julgam que a presença do Papa Francisco nas comemorações que abrem o Quinto Centenário da Reforma Protestante pode significar “energia para o trabalho ecumênico em seu país e lançar sinais encorajadores de esperança para todo o mundo”. Para a canadense e bispa luterana Susan c. Johnson, a presença do Papa em Lund “é um sinal maravilhoso da obra do Espírito Santo, que continua a trabalhar entre nós, convidando-nos à unidade que Jesus Cristo proclamou para a sua Igreja”.

As comemorações do Quinto Centenário da Reforma Protestante se prolongarão até o dia 31 de outubro do próximo ano. Vai ser a primeira vez que semelhante celebração acontecerá de forma ecumênica. Nas outras vezes, os centenários da Reforma foram fonte de polêmicas entre as duas confissões. Para os luteranos foram ocasião para expressar o orgulho protestante e para os católicos, ocasião de acusar Lutero e seus seguidores de uma divisão injustificável da verdadeira Igreja e a rejeição do Evangelho de Cristo. Em nossos dias, a situação é outra. Já temos cinquenta anos de diálogo entre católicos e luteranos. Neste período, podemos nos conhecer melhor. Cresceu a certeza de que entre as duas Igrejas há mais coisas que unem, do que aquelas que dividem. Por tudo isso é que católicos e luteranos querem comemorar juntos o ano de 2017.

As celebrações não serão improvisadas. Estão sendo preparadas há muito tempo. Já em 2013, a Comissão Internacional de Diálogo Luterano-Católica redigiu e divulgou um texto intitulado “Do Conflito à Comunhão”. Neste documento, católicos e luteranos são convidados, em primeiro lugar, a purificar e curar as memórias; em segundo lugar, a restaurar a unidade cristã, conforme a verdade do Evangelho de Jesus Cristo (Ef 4,4-6). Em 2015, foi divulgado outro texto intitulado, “Oração comum para comemorar a Reforma em 2017”. A cerimônia de Lund vai se inspirar neste texto. É um convite à ação de graças pelos dons da Reforma, ao arrependimento pelas divisões que se seguiram às polêmicas teológicas e ao compromisso em favor do testemunho comum. Um terceiro documento, intitulado “Curar a memória, testemunhar Jesus Cristo”, acaba de ser divulgado pela Conferência dos Bispos Católicos da Alemanha e pelo Conselho da Igreja Protestante da Alemanha. Nas palavras dos Presidentes da Conferência Episcopal alemã e do Conselho da Igreja Protestante, o documento quer ser “uma palavra comum” para orientar as celebrações que começarão nos próximos meses em diversas localidades de toda a Alemanha e concluirão no dia 31 de outubro de 2017.

Aqui, no Brasil, com certeza, também teremos eventos comemorativos de tão significativa data. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil é uma grande parceira da Igreja Católica. A Comissão Bilateral de Diálogo Católico-Luterana deve estar se programando. Vamos aguardar as orientações.