Artigos de Dom Manoel João Francisco Dom Manoel João Francisco - Bispo Emérito

Postado dia 01/07/2016 às 11:44:54

O que sabemos de São Pedro?

A liturgia do rito romano, ou seja, a liturgia que nós, a maioria dos brasileiros, celebramos, distingue os dias litúrgicos, segundo sua importância, em Solenidade, Festa, Memória e Comemoração.

As Solenidades começam a ser celebradas no dia anterior com as Primeiras Vésperas da Liturgia das Horas. Em alguns casos, celebra-se também a Missa da Vigília. Quando ocorrem nos dias de semana, geralmente são transferidas para o Domingo seguinte. É o caso da solenidade de São Pedro e São Paulo. Neste ano, cairia na Quarta feira desta semana, mas nós vamos celebrá-la no próximo Domingo, dia 03 de julho.

São Pedro e São Paulo são celebrados na mesma solenidade porque, na implantação da Igreja receberam missões complementares. Um ficou encarregado de anunciar o Evangelho aos pagãos, o outro precisou se preocupar mais com o povo da Antiga Aliança. Suas figuras, na verdade se iluminam mutuamente.

Quem foi São Paulo?

Paulo, antes da conversão chamava-se Saulo. Era judeu, da tribo de Benjamim. Quanto à observância da Lei, seguia o partido dos fariseus (Fl 3,5-6). Nasceu na cidade de Tarso (At 9,11), na província romana da Cilícia, ao sul da atual Turquia. Ainda jovem estudou em Jerusalém, tendo como mestre Gamaliel, um dos principais rabinos de sua época (At 22,3). Para se sustentar fabricava tendas (At 18,2-3; 1Ts 2,9). Cidadão romano de nascença (At 22,28),  aproveitou-se deste privilégio para exigir       o direito de ter julgamentos justos, com isenção de punições degradantes como ser chicoteado, e principalmente, o direito de apelar da jurisdição de um tribunal inferior para a jurisdição do imperador de Roma (At 16,37; 22,25; 25,11).

Antes de sua conversão, como ele mesmo confessa, atacou a Igreja nascente com a máxima violência no intuito de destruí-la (Gl 1,13; 1Cor 15,9; At 8,3).

Numa viagem a Damasco teve uma forte experiência em que Cristo ressuscitado o confrontou. A partir de então passou a ser o grande propagador da fé que antes se empenhava em destruir (Gl 1,21-24). Depois de ter anunciado o Evangelho e implantado a Igreja em muitas cidades do império romano, terminou sua vida em Roma, durante a perseguição promovida pelo imperador Nero, quando foi decapitado em um lugar chamado Aquae Salviae, e sepultado onde está agora a Basílica de São Paulo-Fora-dos-Muros.

E o que sabemos de São Pedro?

De profissão, Pedro foi pescador. Era proprietário de um barco. Significa que sua condição social não era das piores. Poder-se-ia dizer que pertencia à classe média baixa. O Evangelho narra que no primeiro encontro com Jesus, seu nome foi mudado de Simão para Pedro, ou na língua hebraica, Cefas que quer dizer pedra, rocha.

Na Bíblia o nome representa a missão da pessoa. Mudar o nome significa atribuir uma nova missão. Cristo ao dizer: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do inferno não poderão vencê-la”, estava dando a Pedro a missão de ser o fundamento do novo povo de Deus, ou seja, aquele que haveria de dar firmeza e solidez à Igreja.

A palavra cefas, em hebraico, além de pedra sólida, significa também gruta rochosa, uma espécie de abrigo natural muito comum na região da Palestina. Estes abrigos serviam de proteção aos peregrinos surpreendidos pela noite, as tempestades e o frio. Os pastores e suas ovelhas, não podendo voltar para casa, passavam a noite ali. Os fugitivos de guerra e perseguições procuravam nestas grutas esconderijos e restauração para suas forças.

Jesus ao mudar o nome de Simão para Pedro ou Cefas, além de indicar que ele haveria de ser o fundamento da fé, deu a ele a missão de ser também protetor, consolador e animador nas horas de dificuldades e perseguições.

São Pedro começou seu ministério em Jerusalém. Provavelmente por causa da perseguição que se desencadeou em Jerusalém,  transferiu-se para a cidade de Antioquia, uma cidade da atual Turquia. De lá foi para Roma. Ali foi crucificado de cabeça para baixo, porque não se achava digno de morrer como Jesus morreu. Uma tradição muito antiga diz que foi durante a violenta perseguição que o imperador Nero moveu contra os cristãos. Os fiéis o enterraram num cemitério existente na colina do Vaticano, onde hoje se encontra a majestosa Basílica de São Pedro.

A Igreja católica sempre professou que os Papas, através da história são os legítimos sucessores de São Pedro. Por isso, na oportunidade em que celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo, nós católicos homenageamos também o Papa com orações especiais. Neste dia, fazemos também uma coleta especial e enviamos à Roma para que o Papa use este dinheiro, ajudando as pessoas e as instituições por ocasião de calamidades públicas. Por exemplo: terremotos, enchentes, guerras e epidemias.