Postado dia 06/05/2016 às 08:28:40

Em formação permanente

Mas nem tudo é perfeito. Muitos de nossos leigos e leigas continuam com a tendência de valorizar o serviço no interior da Igreja e esquecer a sua vocação específica: “estar no meio do mundo à frente de tarefas mais variadas da ordem temporal” (63). Os areópagos da universidade, da comunicação, da empresa, do trabalho, da política, da cultura, da medicina, do judiciário e de tantos outros lugares continuam carecendo de uma presença maior e mais eficaz do leigo e da leiga católicos. Pede-se, por isso, uma conversão pastoral, tanto da parte dos leigos e leigas, quanto da parte da hierarquia. As estruturas da Igreja, com certa freqüência, não estão aptas para acompanhar o leigo e a leiga chamados a atuar no mundo. Em geral eles e elas ficam abandonados à própria sorte, sem nenhum apoio, ou acompanhamento. Neste sentido é preciso, que os pastores providenciem formação permanente aos cristãos leigos e leigas. Muitos preconceitos em relação a certos temas tais como: comunidades eclesiais de base, questões agrárias, indígenas e afro, teologia da libertação, questões de direitos humanos, se devem com certeza ao desconhecimento e à desinformação. No processo de evangelização e formação não pode faltar orientações a respeito da opção preferencial pelos pobres, sobre questões de justiça, dignidade e inclusão social. Estas questões “não são apenas questões teológicas, sociais, políticas, mas uma questão de fé e de fidelidade ao Evangelho” (46). Tudo isso supõe a convicção de que a “Igreja está dentro do mundo, não fora, nem ao lado, nem acima, nem contraposta a ele” (15). Queira Deus que este novo documento de nossa Conferência Episcopal suscite um novo impulso em nossa Igreja, onde os leigos e leigas sejam “considerados não como colaboradores do clero, mas como pessoas realmente corresponsáveis do ser e do agir da Igreja” (Papa Bento XVI).