Postado dia 22/05/2023 às 11:41:34

COMUNIDADES NO BRASIL SE PREPARAM PARA VIVER A SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ (SOUC) DE 22 A 28 DE MAIO

Comunidades no Brasil se preparam para viver a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) de 22 a 28 de maio. Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas e, no Brasil, pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), este ano a semana é inspirada pelo tema “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1, 17).

O tema foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota, região que se caracteriza, historicamente, pela profunda disparidade racial. Entre as inúmeras violências racistas, destaca-se a ocorrida no dia 26 de dezembro de 1862, quando 38 pessoas da etnia indígena Dakota foram enforcadas em Mankato. As execuções ocorreram no contexto da guerra travada entre os Estados Unidos e o povo Dakota. No momento da execução, as 38 pessoas cantaram o hino Wakantanka taku nitawa (Muitos e Grandes).

Ações pelo Brasil

O Conselho Nacional de Igrejas Cristas (Conic) promove no próximo dia 22/05, às 19h, na Catedral Episcopal Anglicana de Brasília (DF), a Celebração de Abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã.

Em Minas Gerais, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (MG), a Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso do regional Leste 2 da CNBB, o Vicariato Episcopal para Ação Missionária (Veam) e a Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da arquidiocese de Belo Horizonte organizaram uma semana inteira de atividades para marcar a semana, com celebrações ecumênicas, rodas de conversa inter-religiosa e ecumênica, entre outras. Confira aqui.

Na capital da Bahia, Salvador, uma série de atividades vão marcar a semana que está sendo realizada conjuntamente pelas Igrejas Luterana, Batista Nazareth, Rosário dos Pretos. Em cada dia da semana, acontecerá uma atividade. Sendo, no dia 20 de maio, às 17, na capela do Cemitério Inglês (Ieab), 21 de maio, às 10h, na Igreja Luterana (IECLB), 23 de maio, às 16h30, na Igreja Rosário dos Pretos (Icar), 25 de maio, às 19h, na Igreja da Trindade (Icar), 26 de maio, às 18h, IPU do Salvador Garcia e 28 de maio, às 18h, na Igreja Batista Nazareth.

No Rio de Janeiro, no dia 20, às 9h, acontece a primeira atividade na Primeira Igreja Batista, na fazenda Botafogo. No dia 21, às 15h, será a oração acontece na igreja matriz de São Sebastião, em Barra Mansa; Dia 22, às 19h, na Igreja Evangélica Restaurando Vidas, em Jacarezinho. No dia 23 de maio, às 19h, na comunidade Coração Novo. Dia 24, às 20h, na comunidade Bom Pastor. No dia 25, às 19h,  na Igreja Presbiteriana Unida, no jardim América. No dia 26, às 20h, no Ministério Betesda, de forma on-line. 27 de maio, às 20h, na paróquia Nossa Senhora de Copacabana.

Em São José dos Campos (SP), católicos e evangélicos se unirão em uma semana com atividades de oração. A abertura será dia 22 de maio, na catedral São Dimas.

Confira os subsídios para a SOUC 2023

Oração inicial
Clique aqui e confira a Oração oficial da SOUC para 2023.

E-book da SOUC 2023
Desde o ano de 2021, os materiais alusivos à SOUC passaram a ser exclusivamente virtuais.
Clique aqui e baixe o Caderno de Celebração (e-book da SOUC 2023).

Cartaz
A arte escolhida foi enviada por Hilda Souto e Eva Gislane Barbosa.
Clique aqui e leia a explicação do autor para a arte.
Clique aqui para baixar o cartaz em alta resolução.

Oferta da Semana de Oração

A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com a causa do ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade dos cristãos (João 17, 21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance. Vale lembrar que a oferta faz parte da celebração, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.

Faça sua oferta ou doação por esse QR Code:

Se preferir, use a conta para depósito da coleta:
Banco Bradesco
Agência: 0606-8
Conta Poupança: 112.888-4

(se possível, faça depósito identificado: CNPJ: 00.721.266/0001-23)

Ou faça um Pix:
00721266/0001-23 (CNPJ)