Postado dia 17/03/2023 às 11:03:52

MISSAL APROVADO: SANTA SÉ CONFIRMA TRADUÇÃO BRASILEIRA DA TERCEIRA EDIÇÃO DO MISSAL ROMANO

O Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos confirmou, nesta sexta-feira, 17 de março, a tradução brasileira da Terceira Edição Típica do Missal Romano. O texto aprovado pela Santa Sé foi entregue em dezembro pelo presidente e pelo o assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, dom Edmar Peron e padre Leonardo Pinheiro.

O decreto que concede a confirmação à tradução brasileira foi endereçado ao arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo. O subsecretário do dicastério, monsenhor Aurelio García Macías, o entregou ao padre Leonardo Pinheiro (foto de capa).

“Esperamos que a nova edição do Missal Romano seja um novo estímulo para celebrar e vivenciar o sagrado mistério da Eucaristia, memorial da morte e ressurreição do Senhor”, escreveu o prefeito, cardeal Arthur Roche.

No texto impresso do missal, será inserido o decreto de confirmação, conforme orientação do Dicastério. Com a inserção do decreto, o livro litúrgico será impresso e ficará disponível para as dioceses. Os prazo desse processo serão discutidos pelo episcopado durante a reunião do Conselho Permanente, na próxima semana, e na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril.

Com a confirmação da aprovação, a Presidência da CNBB, por meio do secretário-geral, dom Joel Portella Amado, manifestou alegria e gratidão, recordando os que contribuíram para a tradução do missal no Brasil:

A Presidência da CNBB alegra-se pela confirmação da tradução brasileira da Terceira Edição Típica do Missal Romano e agrade: à Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (CETEL), pelo trabalho excelente feito nessas quase duas décadas; a quem não está na CETEL atualmente, mas trabalhou nesse período; à Comissão Episcopal para a Liturgia, nas pessoas de seu presidente, Dom Edmar Peron, e assessor, Padre Leonardo José Pinheiro, que cuidaram desse trabalho final; também aos bispos e peritos que deram sua contribuição ao longo dessas duas décadas e nessa aprovação final, ocorrida na 59ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB; e ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que recebeu a Presidência da CNBB no final do ano passado e acolhe nesses dias o Padre Leonardo, entregando a ele o documento de confirmação.

Missal Romano

O Missal Romano é um dos principais livros litúrgicos da Igreja Católica. Nele, estão as orações e orientações para a celebração das missas. Depois do Evangeliário, que contém os textos do Evangelho, é o livro mais importante nos ritos da Igreja.

“No missal, encontramos a nossa fé expressa em orações, por isso então o Missal Romano, do rito latino da Igreja Católica, contém todas as orações necessárias para a celebração da Missa”, explica o assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, padre Leonardo Pinheiro.