Postado dia 15/03/2023 às 19:55:45

Bispos do Paraná elegem nova presidência para o próximo quadriênio

Dom Geremias Steinmetz, dom Amilton Manoel da Silva e dom Mário Spaki assumem a presidência do Regional Sul 2 para o próximo quadriênio

Nesta terça-feira, 14 de março, os bispos iniciaram o último dia de sua Assembleia com a oração das Laudes na capela do Centro Diocesano de Formação. Após o café da manhã, eles deram continuidade às discussões dos assuntos previstos em pauta.

O último assunto previsto em pauta foi a eleição da nova presidência. Os bispos votaram para escolher o presidente, o vice-presidente e o secretário. Na atual presidência (2019-2023), dom Geremias Steinmetz é o presidente, dom José Antonio Peruzzo é o vice-presidente, e dom Amilton Manoel da Silva é o secretário.

A eleição definiu para presidente: dom Geremias, para vice-presidente: dom Amilton e para secretário foi eleito o bispo de Paranavaí, dom Mário Spaki. Após a eleição, a nova presidência concedeu uma entrevista coletiva no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB, na qual falaram sobre os desafios da nova missão que assumiram.

Da esquerda: Dom Mário, Dom Geremias e Dom Amilton

“É um serviço à Igreja, é um serviço ao povo de Deus, mas especialmente, para a unidade do episcopado do nosso Regional para que possamos continuar caminhando com os desafios que temos, sempre em unidade, buscando respostas nesse tempo de sinodalidade”, disse dom Geremias.

“Eu continuo servindo, agora como vice-presidente. Aqui estou, em espírito de serviço, de companheirismo, querendo estar junto com dom Geremias e com dom Mário, agora eleito secretário, e com todos os bispos do nosso Regional. Juntos, nós caminhamos, nessa Igreja Sinodal, rumo ao Reino definitivo”, disse dom Amilton.

Dom Mário disse que acolheu com surpresa a eleição para a secretaria do Regional, mas assume a função com alegria. “Com grande alegria eu farei o melhor de mim para esse trabalho na secretaria do Regional”, disse ele. Na coletiva, dom Mário também comunicou que deixa de ser o referencial para a Pastoral da Comunicação e passa a ser o referencial da Dimensão Missionária.

No vídeo abaixo, está disponível a live de pronunciamento:

A missa de encerramento foi presidida pelos bispos da nova presidência. A próxima Assembleia dos Bispos está prevista para acontecer no próximo mês de setembro, na Diocese de Cornélio Procópio (PR), que também comemora, neste ano, o seu Jubileu de Ouro.

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

Fonte: CNBB Sul II