Postado dia 16/10/2022 às 20:30:17

15ª Romaria da Unidade

“50 anos guiados pela graça de Deus”

Aconteceu hoje (16/10), em nossa Diocese de Cornélio Procópio, a 15ª Romaria da Unidade, sediada na cidade de Cornélio Procópio. Após dois anos de distanciamento social devido à pandemia da COVID-19, esta foi a primeira Romaria desde 2019 e teve como proposta, uma reflexão em torno do Ano Jubilar de nossa diocese, são 50 anos de história, evangelização e muita fé, por isso o tema: “50 anos guiados pela graça de Deus”.

Os romeiros, vindo das 25 paróquias que compõe a nossa diocese, foram acolhidos no alto do Cristo com muita alegria pelos paroquianos da Catedral responsáveis por esse momento e, logo após, foi servido o café da manhã. Às 09h15min, iniciou-se a caminhada até a praça Brasil para oração inicial preparada pela equipe de liturgia.

Durante o percurso, diversos andores com as imagens dos padroeiros e padroeiras de cada paróquia da diocese foram carregados pelos seus representantes, tiveram também momentos de oração, testemunhos, músicas e resgate da história de nossa diocese. Além disso, foram espalhados pelo meio do povo, alguns banners fazendo memória às romarias anteriores.

Em seguida, ainda em procissão, os romeiros dirigiram-se até a paróquia São Vicente Pallotti para celebrarem a Eucaristia. A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Marcos José e concelebrada por Dom Manoel, bispo emérito, juntamente aos padres da diocese. De modo especial, esta foi a primeira Romaria da Unidade de Dom Marcos como bispo diocesano de Cornélio Procópio. Em sua homilia, Dom Marcos destacou:

Nos reunimos como família diocesana para celebrar a nossa fé, a nossa caminhada cristã, para também agradecer, mas, ao mesmo tempo, lançar um novo caminho, nos comprometer nesta caminhada que continua e que agora, pela graça e pela vontade de Deus, nós somos os evangelizadores e evangelizadoras desta hora, os protagonistas nessa evangelização. Mas nós também não podemos nos esquecer daqueles que nos precederam, tantos irmãos e irmãs que foram para nós exemplos, modelo e testemunhas e, por isso, nós estamos aqui.

Após a Celebração Eucarística, os fiés foram convidados a encaminharem-se para o salão paroquial e, em comunhão, partilharem os alimentos trazidos pelos paroquianos de toda a diocese. Foi um momento importante de convivência e unidade entre as paróquias, possibilitando a troca de experiências e o fortalecimento dos vínculos.

Com sentimento de gratidão, agradecemos a todo povo de Deus, que não mediram esforços para participarem e celebrarem esse evento tão especial para a nossa diocese. Que Maria, em seu Imaculado Coração, intecerda por nossas paróquias.

Fonte: Pascom