Notícias

Postado dia 21/09/2022 às 12:20:18

Novos missionários se preparam para a Missão na África

Ainda este ano, a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau, África, receberá três novos missionários para colaborar na tarefa de evangelizar e cuidar da saúde e da educação. No próximo dia 26 de setembro, embarcam duas irmãs da Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria: Irmã Maria de Fátima da Costa e Helena Yukie Makiyama. E no dia 2 de novembro, o jovem da diocese de Guarapuava (PR) Wesley de Matos Fonseca.  

Da esquerda: Ir. Helena, Wesley e Ir. Maria de Fátima

Enviados pela Igreja, em nome do episcopado paranaense, eles vão assumir o trabalho missionário junto ao padre Sadi Cordeiro da Silva, que vive na missão desde o dia 29 de janeiro. A missionária Maiane Martins, da diocese de Palmas-Francisco Beltrão, despediu-se da Missão nesse mês de setembro, após um ano de doação generosa ao povo guineense.  

Com o objetivo de preparar os novos missionários, o Regional Sul 2 da CNBB ofertou aos novos missionários um “Curso Intensivo em Missiologia”. Desde o dia 6, até o dia 16 de setembro, o jovem Wesley e as irmãs Maria de Fátima e Helena, estiveram na sede do Regional, em Curitiba, para momentos de formação, espiritualidade e acompanhamento pessoal.  

Com aulas ministradas por bispos, padres, leigos e especialistas, tanto presencial quanto on-line, os temas abordados no curso abrangeram as áreas da espiritualidade, da liturgia, de Bíblia, de inculturação, da dimensão afetiva, da antropologia teológica e questões práticas da missão.  

Aula com o missionário Odaril José da Rosa

O ex-coordenador do Conselho Missionário Regional no Paraná, Odaril José da Rosa, foi um dos responsáveis por algumas aulas e afirmou: “Nesses dias, foi possível para esses novos missionários conhecerem um pouco da realidade do continente africano, na questão cultural e religiosa e, mais especificamente, na Guiné-Bissau. Avalio como um período de aproximação, de conhecimento e de troca de experiências e entre os próprios missionários e os funcionários e as lideranças do Regional”.  

No vídeo abaixo, os três missionários contam um pouco sobre si mesmos, sobre como foram esses dais de formação e falam da expectativa para a Missão.  

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

Fonte: CNBB Sul II


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias