Postado dia 26/07/2022 às 10:18:26

Diocese de Cornélio Procópio (PR) realiza experiência missionária com seminaristas

Dos dias 10 a 16 de julho, ocorreu em Santa Cecília do Pavão, Paraná (PR) a ação missionária dos seminaristas da Diocese de Cornélio Procópio (PR). O lema que motivou os trabalhos missionários foi “Somos alcançados pelo olhar de Deus que nos chama”, retirado da mensagem do Papa Francisco para o 59° Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A ação missionária é realizada todos os anos em uma paróquia da diocese e tem por objetivo despertar o espírito missionário na formação dos futuros sacerdotes.

A ação missionária iniciou no dia 10, com a santa Missa presidida por Dom Manoel João Francisco, administrador apostólico da diocese. Durante a semana, os 10 seminaristas e 5 padres presentes realizaram visitas às famílias, aos enfermos, comércios e repartições públicas. Além das visitas missionárias, aconteceram outras atividades juntamente com a comunidade paroquial, a fim de celebrar esse momento na vida da paróquia. Foram realizados momentos de formação com os agentes de pastoral da paróquia, adoração ao Santíssimo e momento mariano com Jovens.

Dentre as experiências vivenciadas ao longo da semana missionária, destaca-se a importância da ação missionária nas paróquias, tanto para a comunidade paroquial como para os seminaristas. Padre Eneas Meado da Cruz, pároco da Paróquia, testemunhou que a ação missionária dos seminaristas aconteceu em um momento oportuno na vida da comunidade paroquia. Afirma o pároco: “Nossa comunidade estava precisando dessa missão, depois da pandemia veio na hora certa. Foram dias de muita alegria e, com certeza, vamos colher os frutos dessa ação missionária dos seminaristas de nossa diocese”. Flaviana, catequista da paróquia e esteve acompanhando os seminaristas ao longo das visitas missionárias defende, a partir de sua experiência, que foi uma semana de muitas bençãos para a vida da paróquia. O seminarista Pedro, que participou de sua primeira ação missionária como seminarista, relata que o contato com o povo de Deus nessas missões serviu de alimento para sua fé e para sua vocação.

Por fim, diante dos relatos e experiências vividas é possível afirmar que a ação missionária foi, de fato, momento de profundo encontro com Deus, que chama a cada um e os impulsiona à missão. Na acolhida e partilha de vida e fé com o povo de Deus foi possível perceber este olhar de Deus que alcança e chama os seus filhos. Assim, diante das diversas experiências ao longo desses dias, o que resta ressaltar é o agradecimento a todos que possibilitaram o bom êxito dessa ação missionária.

Fonte: https://www.pom.org.br