Notícias

Postado dia 25/06/2022 às 08:39:58

Um filho da Igreja de Londrina enviado em missão

Padre Marcos José, bispo eleito para a Diocese de Cornélio Procópio, será o primeiro membro do episcopado “genuinamente londrinense”, um representante do clero arquidiocesano

A Arquidiocese de Londrina recebeu na quarta-feira, 22 de junho, uma notícia que alegra todo o povo de Deus. Um filho desta Igreja será ordenado bispo, recebendo o terceiro grau do sacramento da Ordem. O Papa Francisco anunciou a nomeação do padre Marcos José dos Santos, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Centenário do Sul (PR), como novo bispo da Diocese de Cornélio Procópio (PR), aceitando a renúncia de dom Manoel João Francisco, que está com 75 anos, idade com a qual os bispos pedem renúncia. O agora monsenhor Marcos José será o primeiro bispo “genuinamente londrinense”, como o descreveu o arcebispo dom Geremias Steinmetz em coletiva de imprensa logo cedo, com a presença do padre Marcos e do padre Rafael Solano, cura da Catedral e vigário geral da arquidiocese.

 

O arcebispo explicou que era um desejo antigo a ordenação de um bispo da Arquidiocese de Londrina. “O padre Marcos é nascido em Lupionópolis, curiosamente o menor dos nossos municípios, o mais distante aqui da sede… Isso nos anima porque sempre se falou muito que não se tinha um bispo de Londrina. Apesar de termos bispos que nasceram no território de Londrina depois mudaram, por exemplo, o dom Donizete que foi nomeado para auxiliar de Cascavel. Ele é nascido nesta região. Porém se desenvolveu em Cornélio Procópio, então não conta”, brincou dom Geremias. “Então conta hoje um legítimo representante do nosso clero, do clero da arquidiocese.”

 

Na entrevista, padre Marcos comentou sobre suas raízes na Arquidiocese de Londrina, onde nasceu, cresceu e desenvolveu sua caminha cristã; fez a formação e exerce o ministério sacerdotal desde a ordenação em 12 de fevereiro de 2000. “Muita gratidão a esta Igreja que me fez padre, que me acompanhou, que me ensinou, que me acompanha e que agora através desta Igreja, eu sou enviado para uma outra Igreja em missão. Me sinto um filho da Igreja de Londrina sendo enviado em missão.”

 

A ordenação episcopal será no dia 13 de agosto, às 15h na Catedral Metropolitana de Londrina e terá como bispo ordenante dom Geremias e coordenantes dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e dom Manoel João Francisco, bispo emérito de Cornélio Procópio. Monsenhor Marcos José assume a Diocese de Cornélio na semana seguinte de sua ordenação, no dia 20 de agosto, em celebração na Catedral Cristo Rei.

 

O padre conta que recebeu o convite para o episcopado com alegria e também um sentimento de compromisso. “Primeiramente aquele espanto, aquela surpresa, mas depois com a reflexão: é um chamado de Deus através da Igreja na pessoa do Papa Francisco, e, claro, com o tempo para dar a resposta, refletir e dar o ‘sim’, com um sentimento de muita serenidade, paz e, sobretudo, de me colocar a serviço da Igreja em Cornélio Procópio, contando com a graça de Deus, contanto com o apoio e as orações de todos.”

 

Ele agradeceu às suas duas famílias: a família de origem: os pais José Francisco (in memorian) e Alvina, irmãs, cunhados e sobrinhos; e a família da Igreja, na qual foi gerado na fé, na vida cristã e no ministério presbiteral. “Sou muito agradecido à Arquidiocese de Londrina, porque eu sou filho desta Igreja, e também nesta Igreja me coloquei a serviço. E por isso a minha gratidão a todos os trabalhos realizados, seja nos seminários, seja na Ação Evangelizadora, ultimamente nas duas últimas paróquias, na Paróquia São João Paulo II, no Vista Bela, e nos últimos cinco anos na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Centenário do Sul”, agradece.

 

O monsenhor pediu também as orações e o apoio de todos. “O ministério, que é uma graça de Deus, eu ainda não tenho o conhecimento e a dimensão profunda, isso vai ser com a vida e com o tempo. Mas eu quero dizer que eu abraço com muita disponibilidade, humildade, serviço e amor, contando com a graça de Deus e com certeza com apoio de todos aqueles com os quais eu vou trabalhar nesse pastoreio na Igreja em Cornélio Procópio”, finaliza padre Marcos.

 

A arquidiocese se torna uma fonte de espiritualidade

Dom Geremias destacou que com o ministério episcopal do padre Marcos, outros locais começam a beber da fonte de espiritualidade que é a Arquidiocese de Londrina. Ele leva consigo a bagagem do trabalho pastoral desta Igreja particular. “Tudo aquilo que nesses anos todos aqui foi desenvolvido em termos de ação evangelizadora, em criatividade pastoral, as pessoas que por aqui passaram, os bispos que por aqui passaram de certa forma. Em síntese poderíamos dizer que hoje estão muito gratos ao Santo Padre, gratos a Deus pela nomeação deste nosso filho no episcopado e que por aqui também entregou sua vida com muita generosidade.”

 

Uma diocese, quando oferece um bispo para a Igreja, dá sinais de maturidade, reforça dom Geremias. “Uma maturidade pastoral, uma maturidade espiritual. Londrina, penso que de fato, estava precisando de uma manifestação assim no sentido de que temos aqui muitas coisas que podem ser levadas para a Igreja como um todo, para a Igreja do Paraná, do Brasil. Alguém que viveu todas essas experiências em praticamente 22 anos de ministério, tendo ainda toda sua história enquanto pessoa, é uma manifestação de apreço da Igreja pela Arquidiocese de Londrina, pelo trabalho que por aqui se desenvolve”, fala o arcebispo.

 

“A gente vê como as pessoas hoje se alegram muito pelo sim do padre Marcos José ao episcopado. E certamente com o seu trabalho, ele ainda vai também atrair muitas pessoas para o coração do nosso Deus, para o coração do nosso Senhor Jesus Cristo”, destaca dom Geremias na semana em que a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da arquidiocese (24 de junho).

 

Processo de escolha

O arcebispo explicou que o processo de escolha de um novo bispo é simples, porém muito sério, compreende uma série de consultas e escrutínios sobre a vida do futuro membro do episcopado. “Houve um discernimento, haviam outros candidatos, outras pessoas que também estavam sendo discernidas, e pouco a pouco foi despontando o nome do nosso padre Marcos José”.

 

Quando foi consultado a respeito de nomes para substituir dom Manoel João Francisco, que na época estava prestes a completar 75 anos, dom Geremias procurou pensar em alguém do clero arquidiocesano. Como a Diocese de Cornélio Procópio faz parte da Província Eclesiástica de Londrina, composta também pelas Dioceses de Apucarana e Jacarezinho, a ideia é que fosse alguém da própria província, que conhecesse a realidade desta localidade. “O padre Marcos José tem esse conhecimento, ele estudou com os padres de Cornélio, e antes da minha chegada [na Arquidiocese de Londrina], dom Manoel foi administrador apostólico aqui, portanto tem uma ligação muito grande. Então nós podermos indicar alguém para a Diocese de Cornélio é sinal de uma unidade que já existe na Província Eclesiástica de Londrina.”

 

Segundo o arcebispo, depois do processo de discernimento, três nomes são enviados ao papa. Esses nomes são submetidos ao conselho da Congregação para os Bispos e posteriormente ao Santo Padre, que tem a sua metodologia de escolha. “Ali tem tudo sobre a vida de cada um, o ministério de cada um, as qualidades de cada um, tudo isso é de certa forma investigado, não de maneira negativa, mas para se ter segurança que se está nomeando alguém que vai liderar, que vai trabalhar com seriedade porque já demonstrou isso como padre, como professor, como coordenador. Isso é importante que seja dito ao Santo Padre na documentação que é oferecida a ele, para ter segurança de quem ele está nomeando. Então dizem sempre que o papa pega essa terna, esses três nomes, e certamente invocando o Espírito Santo de Deus, nomeia de acordo com o seu coração.”

 

Impulso vocacional

Dom Geremias explica que a ordenação de um bispo é também um incentivo a novas vocações. “Se Deus continua sendo fiel na vida de um padre que aceita participar do episcopado do nosso país, da Igreja, então ele é um sinal, ele é sempre um sinal de Deus”, explica o arcebispo. “Ele está dando sinais de que aquele chamado desde a juventude, para o qual a pessoa se prepara, toda formação, depois ele estudou por tempos em Roma também…, isso os jovens vêem. Muita gente se alegra com essa nomeação, e muitas pessoas olham e falam: ‘puxa, se ele fez tudo isso eu também posso fazer’.”

 

A vida de um bispo é sempre doação, destaca dom Geremias, alguém que entrega sua vida para resolver os problemas da Igreja, ser Igreja e viver a Igreja. “Um bispo, não é que perde a sua vontade, mas a vontade do bispo é a vontade da Igreja, é a vontade que vai se realizando pouco a pouco. Então é um sinal importante, no sentido que agora nós tempos um bispo londrinense, e que representa também essa espiritualidade cristã que por aqui nós”, finaliza dom Geremias.

 

Ordenação

Em nome do clero londrinense e da arquidiocese, o padre Rafael Solano, cura da Catedral e vigário geral da arquidiocese, parabenizou o novo bispo eleito e convidou toda comunidade para participar da ordenação episcopal no dia 13 de agosto às 15h, na Catedral Metropolitana. “A nossa Catedral acolhe a toda família da arquidiocese juntamente com toda família diocesana de Cornélio Procópio… Muito nos alegramos e muito agradecemos a Deus o dom da vida do padre Marcos José, hoje monsenhor Marcos José, e nos unimos também como irmãos de ministério.”

 

Juliana Mastelini Moyses

Pascom Arquidiocesana

 

Fotos: Terumi Sakai

 

Paroquianos da Nossa Senhora das Graças, de Centenário do Sul, acompanharam o bispo eleito
Antes da entrevista, monsenhor Marcos José foi recebido na Mitra Arquidiocesana pelos funcionários do Centro de Pastoral

 

Fonte: Arquidiocese de Londrina


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias