Artigos de Dom Manoel João Francisco Dom Manoel João Francisco - Bispo Emérito

Postado dia 03/03/2016 às 08:59:37

Lançamento da oração da Assembleia Diocesana de Pastoral

Neste ano, em nossa Diocese de Cornélio Procópio estará acontecendo a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral em vista do seu novo Plano de Ação Evangelizadora. No próximo domingo, em todas as comunidades e paróquias, se fará a celebração de abertura. A clausura acontecerá no dia 22 de outubro, oportunidade em que decidiremos por onde e como iremos caminhar nos próximos quatro anos.

Fazer Assembleia não tem nada de novo. É uma prática do povo da Bíblia. O vocábulo “igreja” significa “assembléia”. Tem sua origem na palavra latina “ecclèsia” que é uma transliteração da palavra grega “ecclesìa” que, por sua vez, traduz o termo hebraico qahal.

Qahal, nos livros do Antigo Testamento, designa a convocação do povo para, em assembleia, selar uma Aliança com aquele cujo nome é: “O que é”, ou, “o que será”. No livro do Êxodo, o povo convocado por Moisés, compromete-se, respondendo em coro: “Faremos tudo o que o Senhor nos disse” (Ex 24,3). No livro de Josué, na famosa assembléia de Siquém, anciãos, chefes, juízes, magistrados, representando todas as tribos de Israel, comprometem-se a seguir o Senhor. Diante da provocação de Josué: “sois testemunhas contra vós mesmos, de que escolhestes o Senhor para servi-lo?” Eles respondem: “Sim somos testemunhas! (...). Serviremos ao Senhor, nosso Deus, e obedeceremos à sua voz” (Js 24,21-24). Em muitos outros momentos da história de Israel, o povo se reúne em assembleia e renova a aliança com o Senhor, “aquele que é” ou “que será” (cf. 1Rs 8,14; 2Cr 30,2-4; 2Rs 23,1-21; Ne 8,2).

No Novo Testamento, “ecclesìa” significa a assembléia dos cidadãos de uma cidade (cf. At 19,32.39.41). Entre os cristãos, no entanto, passa a ter um sentido técnico de assembléia religiosa, daqueles que crêem em Jesus, numa referência direta à qahal de Israel (At 7,38). As decisões tomadas em assembléia, não eram simples resultado de acordos ou consensos, mas expressão direta da vontade de Deus. Depois de uma assembléia realizada em Jerusalém, para dirimir alguns conflitos entre cristãos de origem judaica e cristãos de origem gentílica, a fórmula de conclusão foi: “Decidimos, o Espírito Santo e nós...” (At 1528).

No início da Igreja, conforme atesta o escritor Plínio, o jovem, os pagãos se referiam aos cristãos como “aqueles que têm o costume de se reunirem em assembléia”. No século III, um documento chamado “Didascália dos Apóstolos” lembra que a primeira tarefa do bispo consiste em convocar a assembléia.

“Quando ensinares, exortarás o povo a ser fiel à assembléia da Igreja. Que o povo não falte a ela, mas seja fiel em reunir-se”.

Nossa Assembleia Diocesana de Pastoral deve ser vista e realizada num clima de fé como era no início da Igreja. No período que se estenderá de março a setembro haveremos de fazer muitas reuniões. Ali poderemos expressar nossas opiniões, mas sempre em clima de oração e sob a luz do Espírito Santo. Só assim, nossas decisões e encaminhamentos serão expressão da vontade de Deus. Por isso é muito importante que todos levem a sério o processo da décima Assembleia Diocesana de Pastoral e tenham muito esmero e dedicação nas várias atividades que serão propostas.

Dentro deste clima Pe. Elcio compôs uma oração e o Conselho Diocesano de Pastoral determinou que seja rezada com freqüência em nossas reuniões, encontros e celebrações. Esta é a oração.

“Pai misericordioso, a vossa Igreja que se encontra em Cornélio Procópio, no desejo de cumprir sua missão evangelizadora, roga a vossa graça, para a Assembleia Diocesana. Fazei com que todos os fiéis, comprometidos com a causa, saibam, à luz do Evangelho, alegrar-se com o bem, não esmorecer diante dos desafios, avançar sempre mais no cumprimento de sua missão. Todos que formamos esta Igreja diocesana, temos o sonho e o desejo de ser cada vez mais, uma Igreja fiel e missionária, profética e misericordiosa. Ajudai-nos!

Para repensar nosso jeito de ser Igreja neste tempo, queremos realizar, Pai Santo, nossa Assembleia Diocesana, em vista do X Plano de Ação Evangelizadora. Pedimos vossa terna companhia e inspiração.

Dai-nos, Senhor, enxergar as urgências e os serviços, as pessoas, os lugares e os grupos que, por algum motivo, foram abandonados ou esquecidos em nossa caminhada, sobretudo os irmãos e irmãs mais pobres e aqueles que mais sofrem.

Ajudai-nos a encontrar também os meios e as atitudes para cuidar da “casa comum”, que é o lugar em que habitamos.

Que Maria Santíssima, no seu Imaculado Coração, lance seu olhar materno e protetor sobre nossas ações pastorais. Tudo isso vos pedimos, ó Pai, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.